Filosofia, perguntado por DAIMARQUESPTC, 1 ano atrás

Leia atentamente o texto a seguir e responda a pergunta abaixo.

“O que é um mito? Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.). A palavra mito vem do grego, mythos, e deriva de dois verbos: do verbo mytheyo (contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e do verbo mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados. Quem narra o mito? O poeta-rapsodo. Quem é ele? Por que tem autoridade? Acredita-se que o poeta é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra – o mito – é sagrada porque vem de uma revelação divina. O mito é, pois, incontestável e inquestionável”.
A partir do texto acima, mito é uma narrativa:
Alternativas

Alternativa 1:
Que versa sobre lendas.


Alternativa 2:
Histórias fantasiosas.


Alternativa 3:
Centrada na razão.


Alternativa 4:
Centrada na fé do indivíduo.


Alternativa 5:
Uma verdadeira fábula.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
14

O mito é uma narrativa:

Alternativa 4:  Centrada na fé do indivíduo.

O Mito é uma instituição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea de o homem situar-se no mundo.  As raízes do mito não se acham nas explicações exclusivamente racionais, mas na realidade vivida.

Enquanto processo vivo de compreensão da realidade, o mito surge como verdade.  Seu critério de adesão é a crença, e não a evidência racional.

No desenvolvimento da cultura humana, não podemos fixar um ponto onde termina o mito e a religião começa. Em todo curso de sua história, a religião permanece indissoluvelmente ligada a elementos míticos e repassada deles.

Bons estudos!

Respondido por ketlynlorrany568
2

Resposta:

centrada na fé do indivíduo

Explicação:

O mito é uma narrativa

Perguntas interessantes