Leia as seguintes asserções:
I. A justiça se configurava não apenas na conservação das leis, mas também em permitir e viabilizar sua mudança sem destruir a comunidade política. A única maneira de realizar mudanças na ordem política, sem destruição, é através do debate para chegar ao consenso, isto é, a expressão pública da vontade da maioria, obtida pelo voto dos cidadãos reunidos em assembleia.
PORTANTO
II. a atuação dos sofistas, que ofereciam seus préstimos como professores da arte da discussão e da persuasão, tinha muito valor e importância. Os jovens que pudessem pagar pelo trabalho dos sofistas eram orientados a discutir em público com excelente retórica, combater ou defender opiniões, aprendiam a usar argumentos persuasivos tanto para os prós como para os contras em todas as questões.
Considerando as duas asserções, assinale a alternativa correta sobre a importância dos sofistas nos debates em busca da justiça:
Alternativas:
a)
A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
b)
A asserção I é verdadeira e a asserção II a complementa e explica.
c)
As duas asserções são falsas.
d)
A asserção II se contrapõe à asserção I.
e)
A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
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Resposta: II explica e complementa I
Explicação:
I é verdadeira. Na Grécia o discurso era, em certo sentido, a própria prática política: era por meio do discurso que se convencia os ouvintes e se fazia votar tudo - desde o julgamento dos condenados a até mesmo as guerras.
II é verdadeira, uma vez que os sofistas, que são, em certo sentido, os pais de uma parte não desprezível da Lógica - eles desenvolveram, por exemplo, boa parte daquilo que hoje concebemos como falácias - ensinavam os jovens a debater de forma coerente e clara, muito contribuíram para o modo como a política grega se desenvolveu.
II explica e complementa I.
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