Leia as proposições a seguir baseadas na semiótica fundamentada por Charles Sanders Peirce:
I. O interpretante é o terceiro elemento da tríade, cuja função possibilita o processo lógico de geração do significado com as influências sociais, culturais e psicológicas da mente interpretadora.
II. Um signo, ou representamen, é aquilo que, sob certo aspecto ou modo, representa algo para alguém, ou seja, cria na mente dessa pessoa, um signo equivalente.
III. Os signos se dividem em naturais e convencionais. Naturais: existiam na natureza; convencionais: ajustavam-se sob uma convenção, por isso foram criados para estabelecer a comunicação.
Sobre as proposições acima, é correto apenas o que se afirma em:
a. I.
b. II.
c. I, II e III.
d. II e III.
e. I e II
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa B está correta.
Para o autor a representação dos signos definem os aspectos que nós enquanto indivíduos nos relacionamos com os outros, por isso, ele se liga as influências que vão desde a cultura até os aspectos sociais que vivemos.
Deste modo, ele não define essas duas características como apresentado na alternativa 3, pois a tríade define como eles são notados e criados de forma equivalente.
Valeu!
Resposta:
A resposta correta é letra e) I e II
Explicação:
III. Os signos se dividem em naturais e convencionais. Naturais: existiam na natureza; convencionais: ajustavam-se sob uma convenção, por isso foram criados para estabelecer a comunicação.
Santo Agostinho, considerado o fundador da semiótica, foi o primeiro pensador a intitular o termo signum, concebido como instrumento através do qual a comunicação é levada a efeito, não importando o
tipo nem o nível. Santo Agostinho a princípio, defendeu o pensamento epicurista, entretanto, consolidou-se a linha dos estoicos.
Mas, na base de sua linha conceitual do signo, formalizou-se aos estoicos, destacando a ação de interferência mental no desenvolvimento da semiose; distinguiu signos naturais e signos convencionais.