Leia a análise do economista Celso Furtado sobre a relação comercial entre Brasil e Inglaterra, a partir da abertura dos portos. A “abertura dos portos”, decretada ainda em 1808, resultava de uma imposição dos acontecimentos. Vêm em seguida os tratados de 1810 que transformam a Inglaterra em potência privilegiada, com [...] tarifas preferenciais a níveis extremamente baixos, tratados esses que constituirão, em toda a primeira metade do século, uma séria limitação à autonomia do governo brasileiro no setor econômico. FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1986. p. 93-94. a) Na visão do autor, a forma como D. João conduziu as questões econômicas logo após a sua chegada foi benéfica ao Brasil? b) Considerando seus estudos sobre o tema, você concorda ou discorda do ponto de vista de Celso Furtado? c) Na sua opinião, como as medidas econômicas de D. João impactaram a economia portuguesa?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a=Não o autor critica o fato dizendo "uma séria limitação à autonomia do governo brasileiro no setor econômico."
b=Não pois "A partir da abertura dos portos, ficaram permitidas a importação de mercadorias e exportação de produtos do Brasil " (apostila pag 133)
c=A medida agradou a elite local, proprietários rurais e comerciantes, que ampliavam seu acesso aos portos ingleses e aproximavam-se ainda mais dos hábitos e da cultura europeia
Explicação:
tamo junto é nois
Resposta:
a) De acordo com o autor, a Abertura dos Portos e os Tratados de 1810 favoreceram mais a Inglaterra do que o Brasil.
b) Os alunos podem apontar que as medidas de D. João acabaram com o monopólio comercial português no Brasil, o que seria algo positivo e que agradou às elites locais. Eles também podem destacar que, diante de uma Inglaterra industrializada e com medidas tributárias vantajosas, a produção local de manufaturados era desigual. Ao Brasil restava o papel de exportador de produtos agrícolas e importador de produtos industrializados.
c) Incentive os alunos o levantar hipóteses. Para isso, espera-se que eles recuperem elementos sobre o Bloqueio Continental, a invasão francesa a Portugal e o fim do monopólio português sobre o comércio no Brasil. Todos esses fatores sinalizavam para condições econômicas desfavoráveis a Portugal, que perdeu recursos comerciais e de arrecadação de tributos.
Explicação:
confia, muda um pouco a resposta. Se vc ler vai ver que ta diferente tipo "incentive o aluno"