Kwashiorkor é uma forma de desnutrição que resulta de uma dieta pobre em proteínas, mesmo que aja balanço energético (consumo de calorias) adequado ou até excessivo. Sabendo das características dessa doença descreva o aspecto microscópico de um tecido hepático com Kwashiorkor.
Soluções para a tarefa
O tecido hepático com Kwashiorkor é caracterizado pela deposição de gorduras neutras, monoglicerídeos, diglicerídeose triglicerídeos.
A Kwashiorkor é uma grave falta de proteína na dieta pode levar à desnutrição. A desnutrição protéica (ou desnutrição) é encontrada principalmente em pessoas que vivem em áreas geográficas com recursos alimentares limitados.
Kwashiorkor geralmente é observada em crianças com baixo teor de proteína e calorias. Os sintomas incluem crescimento atrofiado em crianças, inchaço do abdômen e infecções frequentes
Resposta:
É um tipo de doença decorrente da falta de proteínas e vitaminas, geralmente associado com elevado consumo de carboidratos (arroz, batata, milho, salgadinhos, doces...). Essa doença geralmente costuma ocorrer quando a criança era desmamada e alimentada com muito carboidrato e pouca proteína. A OMS recomenda a inclusão de feijão, soja e outros grãos na dieta.
Explicação:
Existem várias explicações para o aparecimento e desenvolvimento da Kwashiorkor, havendo ainda controvérsias. Atualmente, considera-se que a deficiência proteica, aliada com as deficiências energéticas e de micronutrientes, são importantes causas porém podem não ser os fatores chave. Pode ser que seja também causada por deficiência de um dos muitos tipos de nutrientes (ferro, ácido fólico, iodo, selênio, vitamina C), principalmente aqueles que respondem pela proteção antioxidante.
Importantes antioxidantes são encontrados em quantidades reduzidas nas crianças com Kwashiorkor tais como glutationa, albumina, vitamina E e ácidos graxos poli-insaturados. Também, se uma criança que possui uma dessas deficiências nutricionais e é exposta ao estresse (por exemplo: uma infecção, uma toxina) ela pode estar mais propensa a desenvolver a Kwashiorkor.