Justificativa para essa questão?
PUCMG - AQUECIMENTO GLOBAL PODE DIVIDIR A AMAZÔNIA
Eventos climáticos extremos, como secas induzidas pelo aquecimento global e pelo desmatamento, podem dividir a Amazônia em duas e transformar em cerrado uma área de 600 mil quilômetros quadrados. O alerta é de pesquisadores que fizeram um mapa das áreas mais sensíveis da floresta à seca, usando os registros de precipitação dos últimos cem anos. O grupo de cientistas descobriu que uma faixa de mata correspondente a 11% da área da floresta tem padrões de precipitação mais semelhantes aos do cerrado. Essa seria a primeira zona a "tombar" caso se confirmem cenários propostos de "savanização" (conversão em cerrados) da Amazônia.
(Fonte: "Folha de S. Paulo", 16 de fevereiro de 2006.)
Com base no assunto apresentado, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Essa "Amazônia seca" possui vegetação com maiores índices de evapotranspiração, e seus solos tendem a ficar mais secos durante os meses sem água do que solos de regiões muito úmidas.
b) Em caso de transformação da floresta em cerrado, a área se tornaria muito mais vulnerável a incêndios florestais, que poderiam mudar também a cobertura vegetal.
c) Um desses fatores de transformação pode ser o desmatamento, já que boa parte das chuvas na floresta tropical é gerada, dentro da própria mata, por evaporação de água do solo e das folhas.
d) Outro fator a ser considerado seria o aquecimento global, porém em menor proporção, pois não afeta as regiões não desmatadas.
Anternativa D
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Está incorreta, pois sabemos que o aquecimento global é um dos principais efeitos do desmatamento, já que a vegetação da Amazônia é de fundamental importância para o equilíbrio térmico da região e do mundo, pois é a maior floresta tropical do mundo. O termo "menor proporção" está equivocado. O aquecimento global afeta a região não desmatada porque as árvores não suportariam tanto calor e assim se tornariam inativas.
Perguntas interessantes