Joelson e sua equipe trabalhavam em uma grande empresa e foram demitidos repentinamente porque o projeto em que trabalhavam foi cancelado.
Ao chegar a casa, Joelson disse à esposa que sua equipe foi demitida, mas que ele foi demitido apenas temporariamente e, em breve, retornará. Joelson acredita mesmo nisso, embora ninguém tenha lhe dito algo sobre readmissão na empresa.
Ao tentar minimizar seu problema e conseguir certo equilíbrio momentâneo diante de um fato frustrante, podemos dizer que Joelson está usando:
um artifício melancólico.
uma ilusão peremptória.
um mecanismo de defesa.
uma mudança de identidade
Soluções para a tarefa
Resposta:
um mecanismo de defesa
Explicação:
São processos subconscientes ou mesmo inconscientes que permitem à mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos no nível da consciência. As bases dos mecanismos de defesa são as angústias. Quanto mais angustiados estivermos, mais fortes os mecanismos de defesa ficam ativados.
Um conflito cria em nós certa angústia. Essa angústia é o que nos motiva a resolver esse problema. Porém nem sempre o indivíduo é capaz de resolver um problema de forma imediata e direta, pois nossos problemas pessoais não podem ser resolvidos através somente da razão. Isso se dá pelo fato de que os problemas pessoais têm um certo envolvimento emocional que diminui nossa objetividade, e consequentemente somos levados a resolvê-los de forma indireta e tortuosamente, buscando um ajustamento, a fim de adaptar-nos às exigências que nos são impostas pela sociedade em que vivemos. Tais processos adaptativos são o que chamamos de mecanismos de defesa.