"Ir ao mercado e passar as compras em um caixa automático, pedir um Uber e ser levado por um carro completamente automatizado que dispensa motorista, ir ao banco e resolver todas as pendências no caixa eletrônico ou até mesmo pelo aplicativo de celular, fazer uma ligação para a central de uma empresa e ser atendido por um robô. A cada dia essas atividades tornam-se mais comuns. Trabalhos que antes eram desempenhados por funcionários, agora são feitos por máquinas. Sem contar as funções que, independentemente da tecnologia, foram reunidas e absorvidas por um único trabalhador, como os motoristas de ônibus que, além de dirigir o veículo, ainda precisam cobrar a passagem. Cobrador e telefonista são exemplos de ocupações extintas em muitos lugares do globo. O resultado: este ano, o número de desempregados no mundo chegará a 200 milhões, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Essas mudanças nortearam o relatório ‘Futuro do Trabalho: Emprego, Competências e Estratégia da força de trabalho para a Quarta Revolução Industrial’, apresentado durante a última edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Nos países cobertos pelo estudo, diz o documento, as tendências atuais podem levar a um impacto líquido de mais de 7,1 milhões postos de trabalho perdidos entre 2015 e 2020 - dois terços dos quais estão concentrados em funções rotineiras de escritório e administração. [. ] Também, de acordo com uma análise feita pela consultoria Ernst
Soluções para a tarefa
Os impactos da inovação tecnológica no mundo empresarial podem ser vistos como positivos e negativos. Isso ocorre porque, na realidade, a inovação tecnológica trouxe benefícios para as organizações e alguns prejuízos para os trabalhadores.
São alguns dos impactos provocados pela inovação tecnológica no mundo empresarial:
- Melhoramento dos processos internos (positivo)
- Corte de empregos no ramo industrial (negativo)
- Surgimento de novas áreas profissionais (positivo)
- Alterações na legislação trabalhista (positivo e negativo)
- Precarização do trabalho (negativo)
Segue o restante da pergunta:
(...)
A partir das informações apontadas no texto base e nos conhecimentos adquiridos ao longo da unidade 3 da disciplina Desafios Contemporâneos, faça um texto dissertativo apresentando uma análise crítica, descrevendo os impactos decorrentes da inovação tecnológica no mercado e da indústria 4.0 e a precarização do trabalho humano.
Aprenda mais sobre os temas impactos da inovação tecnológica no mundo empresarial e a precarização do trabalho humano em:
https://brainly.com.br/tarefa/4455206
Mantenha-se focado(a) em seus estudos!
#SPJ4