interpretação do texto Muletas de Linguagem
Soluções para a tarefa
Explicação:
Atire a primeira pedra quem nunca foi vítima de um cacoete linguístico. Apesar do nome engraçado, a mania nem é muito divertida, podendo tornar-se um vício de linguagem pra lá de desagradável, especialmente para quem ouve.
Mas você sabe exatamente o que são os cacoetes de linguagem? Os cacoetes são uma espécie de muletas do idioma. Eles funcionam mais ou menos assim: são expressões que surgem em uma determinada época e acabam cristalizando-se na fala de alguns indivíduos, que as repetem exaustivamente e de maneira automática. Você pode ser uma vítima de um modismo linguístico e nem se dar conta disso! Mas certamente aqueles que conversam com você já devem ter reparado a constância irritante de alguns vícios em sua fala. Em casos extremos, os cacoetes migram da modalidade oral para a modalidade escrita, e nós sabemos que a escrita não admite erros, não é mesmo?
Os cacoetes não são neologismos, mesmo porque os neologismos não são considerados vícios de linguagem, alguns até mesmo recebem um lugar ao sol no dicionário da língua portuguesa. Essas fórmulas de raciocínio geralmente aparecem fora de contexto e esvaziadas de significação, ou seja, estão ali na frase, mas formalmente não apresentam nenhum valor linguístico. Em outros casos, os cacoetes de linguagem são vistos como uma “trapaça comunicacional”. Isso acontece quando o falante utiliza termos desnecessários apenas para rebuscar o discurso, deixando-o assim mais impactante. Mas, na maioria das vezes, os cacoetes aparecem sem que nos demos conta, servindo até mesmo como um mecanismo de autocorreção do discurso.
Selecionamos para você os cinco cacoetes de linguagem mais encontrados na modalidade oral. Certamente você deve conhecer um amigo que faz uso de todos ou de boa parte deles. Também pode ser que você se identifique, nesse caso, esperamos que os exemplos abaixo te ajudem a abandonar esse vício que incomoda muita gente.
(não sei como te ajudar sorry)