Imaginem que um cientista forense, ao chegar a uma cena de crime, encontra três amostras e as analisa quanto as caracteríscas do material genético, chegando aos seguintes resultados:
a) De que tipo de ácido nucléico se trata cada uma das amostras? Responda indicando a(s) característica(s) da amostra que levaram à sua conclusão.
b) Todas elas poderiam ser utilizadas na identificação de um suspeito? Por que?
Soluções para a tarefa
Oii
1) 1- não identificado, 2- Ribose, 3- Ribose.
2) essa eu não sei :/ dicupa...
Bons estudos!
Sobre as amostras de ácido nucleico, tem-se que:
a) A amostra 1 é DNA e as amostras 2 e 3 são RNA.
Uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) é formado por um fosfato, um açúcar (desoxirribose) e uma base nitrogenada (adenina, timina, guanina e citosina). O DNA é formado por duas fitas que se ligam por meio de ligações duplas entre as bases nitrogenadas. Essas ligações garantem ao DNA o formato de dupla hélice.
Uma molécula de RNA (ácido ribonucleico) é formado por um fosfato, um açúcar (ribose) e uma base nitrogenada (adenina, uracila, guanina e citosina). O RNA é formado por uma fita simples que tem importância na síntese proteica.
b) Sim, pois nas duas amostras há sequenciamento genético que pode ser analisado por biologia molecular.
O DNA é a molécula presente no núcleo dos eucariontes e no citoplasma dos procariontes e que detém todo o código genético do indivíduo, responsável pelas características físicas e genotípicas.
Ainda no núcleo da célula eucarionte ocorre o surgimento da molécula de RNA a partir do DNA ali presente, e que por sua vez essa fita de RNA mensageiro vai sair para o citoplasma onde será utilizado como "molde" para a formação de proteínas.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/34542296