Saúde, perguntado por luciana01011152pinda, 6 meses atrás

Imagine que você é um gestor(a) ambiental, trabalhando em uma empresa que realiza o tratamento de resíduos hospitalares (resíduos da área de saúde). Os resíduos provenientes da área da saúde pertencem aos grupos A e E – conforme resolução da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) 306/2004 –, os quais passam por tratamento por meio de esterilização em autoclaves. O processo de esterilização em autoclave consiste na exposição do resíduo contaminado com agentes biológicos infectantes ao vapor saturado sob pressão em uma temperatura média de 150ºC por um espaço de tempo de 30 minutos. Neste processo, os microrganismos são eliminados pelas ações combinadas de temperatura, pressão e umidade do vapor saturado. A partir desta contextualização inicial, você deverá propor um programa de controle deste processo de esterilização. Este programa deverá conter: - Objetivos; - Justificativa; - Metodologia (com indicador biológico que possa ser adotado no controle da esterilização dos resíduos).

Soluções para a tarefa

Respondido por amandalarissatoledo9
1

Resposta:PROGRAMA DE CONTROLE – PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO

Objetivos:

- Atender a resolução CONAMA nº 358 de 2005;

- Atender as normas da ANVISA nº 306/2004;

- Eliminar os microrganismos eventualmente presentes nos chorumes dos resíduos hospitalares.

Observação: O programa deve ser escrito de forma sucinta, contendo no máximo duas páginas.

Explicação:- Justificativa: São muitas as tecnologias para tratamento de resíduos de serviços de saúde. Até pouco tempo, a disputa no mercado de tratamento de resíduos de serviços de saúde era entre a incineração e a autoclavagem, já que, em muitos países, a disposição em valas sépticas não é aceita. Recentemente, com os avanços da pesquisa no campo ambiental e com maior conscientização das pessoas, os riscos de poluição atmosférica advindos do processo de incineração fizeram com que este processo tivesse sérias restrições técnicas e econômicas de aplicação, devido à exigência de tratamentos muito caros para os gases e para os efluentes líquidos gerados, resultando em uma sensível perda na sua parcela de mercado. Todavia, novas tecnologias foram desenvolvidas, dando origem a diferentes processos já comercialmente disponíveis, entre eles, destaca-se a autoclavagem.

- Metodologia: Para controle da esterilização, são utilizados indicadores biológicos contendo meios de cultivos e esporos de Geobacillus stearotermophilus (microrganismos resistentes às altas temperaturas). Esses indicadores são colocados junto aos resíduos hospitalares durante o processo de esterilização na autoclave e posteriormente são incubados em laboratório, para que possa ser observada a segurança do processo de tratamento. Normalmente, a redução de volumes de resíduos é da ordem de 40 % e, ao final do processo, são considerados resíduos não inertes e encaminhados para disposição em Aterro Industrial Classe II.

Perguntas interessantes