Imagine que vc esteja participando de uma gincana de ciências e tenha que determinar os volumes de alguns corpos. Para isso você dispõe de água a vontade e dos equipamentos mostrados na ilustração ao lado. Descreva como você faria para determinar o volume aproximado:
a) do cubo de metal. (Note que ele não cabe na proveta)
b) do cubo de madeira leve, sabendo que ele flutua na água com metade de seu volume submerso. (Note que ele também não cabe na proveta!)
Soluções para a tarefa
a) o cubo de metal poderia ser colocada na bacia que deveria ser completada com água, com isso, poderia - se medir o volume por meio da largura, altura e profundidade.
Vale salientar a soma do volume total menos a preenchida pelo cubo resultará em seu volume.
b) O cubo de madeira pode ser considerado simétrico, com isso, pode - de fazer o mesmo procedimento citado anteriormente, mas com isso só teríamos metade do volume do cubo, para obter o volume inteiro bastaria multiplicar por dois, pelo fato de o cubo ser simétrico.
A medida que se for enchendo o recipiente com água pode - se ter noção de seu volume.
Assim sendo, pode - se usar os 3 objetos anteriormente citados para estabelecer medidas fundamentais para o cálculo de volume, sendo elas: comprimento, largura e profundidade.
Nesse contexto, o produto entre comprimento, largura e profundidade seria nosso volume.
Dessa forma, tomaria - se como referência o nível de água.
Bons estudos!