(IFT/2016) O Estado, como organização política ou instituição social foi objeto de análise dos três autores clássicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx. Para o sociólogo alemão Max Weber, o Estado se constitui como: (Ref. : 202205203681) Um arranjo político sem precedentes na História da Humanidade, dado o seu caráter racionalizado. Um grupo de pessoas eleitas para defender os interesses da classe dominante em qualquer momento histórico. O monopólio legítimo do uso da força e da violência, o que permite a dominação de grupos sobre grupos. Um instrumento da Burguesia para exercer a dominação sobre a classe trabalhadora. Um grupo de funcionários legitimados para exercer interesses coletivos
Soluções para a tarefa
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca das teorias de Max Weber, podemos afirmar que a resposta correta é a letra C, ou seja, para o sociólogo alemão, o Estado se constitui como o monopólio legítimo do uso da força e da violência, permitindo a dominação de uns grupos sobre outros.
Sobre as teorias de Max Weber
Max Weber (1864 – 1920), jurista e sociólogo, entendia que dominação e violência pertencem à mesma relação social e devem ser vistos, praticamente, como sinônimos, pois seus conceitos se confundem.
Assim, para ele, o Estado consiste em uma relação entre dominantes e dominados, mantida pelo exercício de uma violência legítima e justificável. Logo, as sociedades são dominadas por crenças e determinações exaradas por indivíduos imbuídos de poder.
Saiba mais sobre Max Weber em brainly.com.br/tarefa/25540070
#SPJ4