História, perguntado por rayssaeumesma2, 1 ano atrás

Identifique as ideias centrais do texto a seguir: A Península Ibérica foi ocupada, desde a Antiguidade, por muitos povos e recebia diferentes denominações, sempre conforme o grupo que a dominava. Os gregos foram os primeiros que a chamaram de Península Ibérica. Já para os romanos, durante o domínio que exerceram sobre o território, seu nome era Hispânia. Com o declínio do Imperio romano e as invasões bárbaras, surgiram vários reinos na península. A princípio, chegaram os alanos, suevos e vândalos; depois, seguiram-se os visigodos. As invasões islâmicas (também conhecidas como invasões árabes ou muçulmanas) ocorreram a partir de 711, quando, partindo para o Norte da África, os mouros cruzaram o mar Mediterrâneo, pelo Estreito de Gibraltar, e iniciaram um domínio que somente teria um fim em 1492. O período da presença muçulmana na Península Ibérica foi marcado por muitas lutas entre os povos que habitavam a região. Um dos fatores que impulsionava a guerra eram as diferenças religiosas entre os cristãos, que já habitavam o território, e os muçulmanos, os conquistadores. Reconquista é a denominação atribuída ao movimento de recuperação do território europeu - que havia passado para o controle dos muçulmanos - pelos reinos cristãos. O objetivo da Reconquista, além de religioso, era econômico, já que se buscava recuperar as terras e tudo o que existia sobre ela. A Reconquista teve caráter de Guerra Santa, e seus participantes, considerados soldados de Cristo, levaram a espada e a cruz para as frentes de combate. Como consequência, ampliaram-se os contatos culturais e comerciais entre a Europa e o Oriente. A luta pela reconquista do território resultou na formação das Monarquias portuguesa e espanhola. Portugal surgiu como Estado em 1143, enquanto a Espanha somente se unificaria em 1492, após o casamento de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela.
POR FAVOR ME AJUDEM URGENTE

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannalucianogomes
113
A Península Ibérica foi ocupada, desde a Antiguidade, por muitos povos e recebia diferentes denominações;Os gregos foram os primeiros que a chamaram de Península Ibérica;Um dos fatores que impulsionava a guerra eram as diferenças religiosas entre os cristãos;Portugal surgiu como Estado em 1143, enquanto a Espanha somente se unificaria em 1492, após o casamento de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela.

ESPERO TER AJUDADO!!!

Respondido por makmorales
1

Podemos apontar que as ideias centrais do texto apontam que a Península Ibérica já foi invadida e conquistada em várias ocasiões ao longo da história, seja pelos cartagineses, romanos, povos bárbaros e muçulmanos.

Entretanto, o texto dá destaque para a Invasão Muçulmana na Península Ibérica, fato que iniciou-se em 711 d.C e perdurou até 726 d.C, tendo como resultado a conquista pelos Mouros, um povo de origem árabe.

O domínio islâmico na Península Ibérica durou por vários séculos, até que começaram a surgir os esforços na chamada Guerra de Reconquista, sendo os portugueses os pioneiros, cujo resultado foi a formação do Reino de Portugal em 1143.

Somente em 1492 o domínio árabe na Península Ibérica encerrou-se, ao mesmo tempo em que a Espanha emergiu como estado unificado.

Confira mais sobre a invasão da Península Ibérica:

https://brainly.com.br/tarefa/9324081

Anexos:
Perguntas interessantes