Identifique as características do setor industrial brasileiro nas primeiras décadas do século 20.
Soluções para a tarefa
Nas primeiras décadas do século XX, o Brasil passou por diversas transformações e seguia em busca do seu desenvolvimento industrial. A partir de alterações importantes em sua estrutura, constituía-se o desenvolvimento, estimulado por diversas transformações na sociedade, como o fim da colonização, da escravidão, a expansão da agricultura e das exportações dos produtos primários, também com a formação de imigrantes e entrada de capital estrangeiro. A análise do período histórico das estruturas política e econômica brasileira durante a República associou-se à vulnerabilidade da economia primário-exportadora e à substituição das importações de produtos industrializados. O período que antecedeu a crise de 1930 caracterizou-se, de forma não muito semelhantemente aos países de primeiro mundo, que já viviam essa transformação, por uma importação de mão-de-obra especializada e de uma cultura tipicamente constituída de produtivos de bens de consumos básicos.
• crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural promovido pela queda do café
• Grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população
• Utilização das ferrovias e dos portos
• A abundante quantidade de mão de obra estrangeira, sobretudo de italianos
• A aplicação de capitais gerados na produção de café para a indústria
• O Estado também exerceu grande relevância nesse sentido, pois realizou elevados investimentos nas indústrias de base e infraestrutura, como ferrovias, rodovias, portos, energia elétrica, entre outros
• A inserção de várias empresas derivadas de países industrializados que atuavam especialmente no seguimento da indústria automobilística, química, farmacêutica e eletroeletrônica.