I – a burguesia representa os ricos, a classe média e a classe alta. O proletariado representa aqueles que mantém uma relação de escravidão com os patrões.
II – Aqueles que não possuem meios de produção (trabalhadores) representam o proletariado e vendem sua força de trabalho para a burguesia, ou seja, para os donos dos meios de produção, também chamados de capitalistas.
III – A burguesia, de acordo com o conceito de classes sociais de Karl Marx, é representada pelos donos dos meios de produção, ou seja, os capitalistas.
São corretas:
a) I, II e III
b) I e II
c) II e III
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C é a correta.
Aqueles que detêm os meios de produção são os burgueses, enquanto aqueles que precisam vender sua força de trabalho são os chamados proletariados.
Explicação:
Karl Marx foi responsável por dividir a sociedade capitalista em duas classes sociais principais e autônomas: burgueses e proletariado.
Os burgueses seriam, de acordo com Marx, a classe dominante dentro da sociedade, ou seja, seriam eles os detentores dos meios de produção, fazendo com que os demais para que pudessem continuar sobrevivendo na sociedade vendessem aquilo que de mais importante lhes pertencia: sua força de trabalho, criando então a classe dos proletariados.
O item I se torna incorreto porque a e relação entre burgueses e proletariados é uma relação de compra e venda, enquanto nas sociedades escravocratas os senhores de escravos submetem os indivíduos à escravidão por meio da força.