História, perguntado por monicaf229oysogj, 1 ano atrás

historia do povo hebreu

Soluções para a tarefa

Respondido por acnet2005
7
Os hebreus são povos semitas originários da Mesopotâmia que passou pela Babilônia e pela Síria, mas se estabeleceram e viveram no Oriente Médio cerca do segundo milênio a.C. e que mais tarde originou os semitas como os judeus e os árabes, mas posteriormente o termo hebreu foi associado somente ao povo judeu.

monicaf229oysogj: um significativo documento da historia do povo hebreu
Respondido por givsp
0

Resposta:

POVOS HEBREUS

Os hebreus são originários da Palestina (2000 a.C), que é um estado formado por uma planície litorânea e sua área é composta por colinas e cordilheiras, fica entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo.

A cultura era muito misógina, então para eles a mulher servia apenas para as tarefas domésticas: cuidar dos filhos e praticar agricultura. Elas cultivavam trigo, cevada, lentilha, cebola, oliveiras, figueiras e outras coisas mais. Toda a alimentação desse povo era baseada nos derivados do trigo, no que eles plantavam, da carne dos animais que criavam e dos peixes que pescavam.

A política hebraica teve três fases (patriarcado, juízes e reis) que foi de descentralização à centralização. A primeira foi do patriarcado onde cada família tinha seu líder que era o patriarca e eles juntos dirigiam a sociedade, o principal deles foi Abraão. O pastoreio e a agricultura faziam com que o comércio acontecesse na região do crescente fértil e assim eles conseguiam sobreviver. Por conta de uma grande seca que ocorreu na Palestina os hebreus migraram para o Egito, onde quem dominava o território eram os icsos (1750 a.C) que era um povo próximo aos hebreus, mas o grande problema foi quando os egípcios os expulsaram e retomaram o poder, fazendo os hebreus de escravos até o dia em que Moisés os libertou (1200 a.C).

  Contudo, houve um aumento muito grande da população e a política patriarcal não estava sendo tão eficiente, assim surgiu a fase dos juízes, na mesma época que as doze tribos de Israel “nasceu” (descendentes dos doze filhos de Jacó). Essa fase consistia em um conjunto de indivíduos políticos, religiosos e militares que gerenciava a sociedade hebraica, onde eram eleitos pela escolha das tribos. Dessa forma era mais fácil conduzir o povo de volta à Palestina, pois eles estavam recém libertos do Egito graças a Moisés. Moisés ainda decretou que todos que quisessem se denominar um verdadeiro hebreu tinha que seguir a um único Deus (Javé), deixando o politeísmo para trás e se tornando monoteísta, pois era o primeiro dos dez mandamentos dito por Deus.  

Por último veio a fase dos reis que já era centralizada e havia monarquia, que foi uma forma de unificar todas as tribos para torná-los mais fortes para lutar contra os inimigos. Davi e Salomão foram os reis que mais trouxeram resultados positivos, o governo de Davi ficou caracterizado por sua conquista de novos territórios e o governo de Salomão ficou marcado pela construção do seu enorme templo (Templo de Salomão). A morte de Salomão fez com que o reino se dividisse em dois, tornando-se o reino de Israel e o reino de Judá.

Os hebreus receberam grande influência de escrita e no registro das coisas de modo organizado através de outros povos comerciantes e assim eles criaram grande gosto e habilidade pelo comércio. Da mesma forma que já foram influenciados também nos influenciou, deu origem a nossa civilização cristã ocidental e a cultura deles prevalece até os dias de hoje.

Perguntas interessantes