Geografia, perguntado por 80387172suane, 6 meses atrás

GEOGRAFIA
evisão de conteúdo
1 - Pesquise os assuntos: Efeito estufa,
destruição da camada
Ozônio
aquecimento global. Elabore um manuscrita
(três páginas) sobre os assuntos estudados;

Soluções para a tarefa

Respondido por beatriz442930santos
0

Resposta:

EFEITO ESTUFA

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases na atmosfera, os quais formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor.

Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantido o calor necessário. Sem ele, certamente nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.

Como ocorre o efeito estufa

Quando os raios solares atingem a superfície do planeta Terra, parte da energia é refletida para o espaço e a outra parte fica aprisionada na atmosfera em função dos gases nela presentes. Essa capacidade de captar e reciclar a energia emitida pela superfície do planeta é chamada de efeito estufa.  

Apesar de ser um fenômeno natural, este efeito pode ser intensificado a partir de ações antrópicas, ou seja, geradas por humanos. Após a Revolução Industrial, observou-se um aumento considerável da temperatura média do planeta exatamente por ações do ser humano, como alta emissão de CO2, queimadas e desmatamentos, entre outras.

Principais gases para o efeito estufa

Alguns dos gases mais importantes para que aconteça o efeito estufa são o dióxido de carbono, o gás metano e o óxido nitroso.

Principais impactos do aumento do efeito estufa

Essa elevada temperatura do planeta provoca diversos problemas sociais e ambientais como por exemplo: derretimento das calotas polares, desastres naturais como secas prolongadas, furacões e chuvas torrenciais.  

O aquecimento global é um dos maiores desafios do nosso tempo. Sem uma ação drástica hoje que possa minimizar a emissão de gases do efeito estufa, será difícil superar as consequências desses impactos.

Camada de Ozônio

A camada de ozônio é uma cobertura de gás ozônio presente na estratosfera, entre 25 km de altitude, que protege o planeta das radiações ultravioletas prejudiciais aos seres vivos.

A camada de ozônio concentra 90% das moléculas desse gás.

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera. É uma forma molecular de oxigênio, altamente reativa.

A sua produção ocorre por duas formas:

Na Troposfera: Produzido através da oxidação do gás oxigênio (O2) na presença de óxido nitroso (N2O) e luz solar.

Na Estratosfera: Produzido através da radiação ultravioleta que atua sob a molécula de oxigênio (O2), quebrando-a em dois átomos de oxigênio, que ligam-se, cada um, a uma molécula de oxigênio (O2).

O efeito e função do gás ozônio também variam conforme o local em que se encontra.

Na troposfera: Em altos níveis causa poluição do ar e chuva ácida, sendo prejudicial para plantas e saúde humana.

Na estratosfera: Efeito benéfico ao absorver quase 90% da radiação ultravioleta do Sol. Formação da camada de ozônio.

Aquecimento Global

O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média terrestre, causado pelo acúmulo de gases poluentes na atmosfera.

O século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação. Houve um aumento médio de 0,7°C nos últimos 100 anos.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão responsável por estudos sobre o aquecimento global, acredita que o cenário para as próximas décadas é de temperaturas ainda mais altas.

Como ocorre o aquecimento global

O aumento na concentração dos gases de efeito estufa provoca alteração nas trocas de calor, ficando a maior parte retida na atmosfera. Em consequência, ocorre o aumento da temperatura, o que causa o aquecimento global.

É importante destacar que o aumento da emissão de gases de efeito estufa é resultado das atividades humanas. Esse processo iniciou no século XVIII, com a Revolução Industrial e perdura até os dias de hoje.

A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa.

Estimativas sugerem que as emissões de gases do efeito estufa, em decorrência de atividades humanas, aumentaram em 70%, no período de 1970 a 2004.

Existem várias atividades que emitem esses gases, as principais são: Uso de combustíveis fósseis, Desmatamento, Queimadas, Atividades Industriais.

Principais gases para o efeito estufa

Monóxido de Carbono (CO)

Dióxido de Carbono (CO2)

Clorofluorcarbonos (CFC)

Óxido de Nitrogênio (NxOx)

Dióxido de Enxofre (SO2)

Metano (CH4)

Principais impactos do aquecimento global

Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.

Perguntas interessantes