Geografia, perguntado por ja4ndvmaysfofurtah, 1 ano atrás

gente me ajudem prfvr nessa pergunta:elabore a legenda desse mapa,apontando,a seguir,a que bloco econômico a empresa e o seu respectivo país pertencem?

Soluções para a tarefa

Respondido por MRJOHN3904
3

Em várias partes do mundo, países unem-se por meio de acordos intergovernamentais dando origem a blocos interregionais com objetivos políticos ou sociais. O Brasil participa de vários blocos, confira alguns a seguir:

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Criada em 1996 na I Conferência de Chefes de Estado e de Governo dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, a Comunidade é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que aderiu ao grupo após sua independência em 2002.

Seu objetivo é aprofundar as relações entre os países-membros, que possuem laços históricos, étnicos e culturais comuns. Concentra suas ações em três frentes: a concentração político-diplomática; a cooperação em todos os domínios; e a promoção e difusão da língua portuguesa. 

O Brasil tem realizado diversas ações de cooperação técnica com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e com o Timor-Leste nas áreas de formação profissional, segurança alimentar, agricultura, saúde, entre outras.

Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul (Brics)

O acrônimo Bric surgiu de um conceito desenvolvido pelo economista chefe do banco de investimento Goldman Sachs, Jim O’Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic Brics”. Nele, o especialista analisou os países que se destacam no cenário mundial atual em virtude do rápido crescimento de suas economias: Brasil, Rússia, Índia e China.

Cinco anos mais tarde, em 2006, o conceito deu origem ao agrupamento desses quatro países. Em 2011, a África do Sul juntou-se ao grupo, que adotou a sigla Brics.

O Brics não possui uma estrutura formalizada, embora esteja caminhando nessa direção. Ele funciona como um espaço de ampliação do diálogo, identificação de convergências em diversas áreas; além de ampliar as possibilidades de acordos comerciais entre os participantes.

G-20

O G-20 é um fórum informal que reúne países industrializados e emergentes para discussão de assuntos-chaves relativos à estabilidade econômica global. Foi criado como resposta às crises financeiras da década de 1990.

É composto pelos ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. 

A União Europeia também faz parte do grupo, representada pela presidência rotativa  do Conselho da União Europeia e pelo Banco Central Europeu. O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o presidente do Banco Mundial também participam das reuniões.

O G-20 defende que o fortalecimento da arquitetura financeira internacional e o diálogo acerca de políticas nacionais, cooperação internacional e instituições econômico-financeiras são as vias para o crescimento e o desenvolvimento mundial.

Espero Ter Ajudado!

Perguntas interessantes