Português, perguntado por franciele1230, 1 ano atrás

(Fuvest-SP) A leitura de “Mensagem”, de Fernando Pessoa, permite a identificação de certas linhas de força que guiam e, até certo ponto, singularizam o espírito do homem português, dando-lhe marca muito especial. Dentre as alternativas a seguir, em qual se enquadraria melhor essa ideia?a) Preocupação com os destinos de Portugal do século vinte.b) Preocupação com a história político-social de Portugal.c) Recorrência de certas constantes culturais portuguesas, como o messianismo.d) Reordenação da história portuguesa desde Dom Sebastião.e) A marca da religião católica na alma portuguesa como força determinante.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliocsfs
56
Mensagem é um livro publicado em 1934 de Fernando Pessoa, poeta de nacionalidade portuguesa. Trata do contraste do passado glorioso e heroico português com a atualidade em que foi escrito o livro.

A resposta correta é a C: Recorrência de certas constantes culturais portuguesas, como o messianismo.

O Messianismo é uma tendência cultural, social ou religiosa que acredita na vinda de um "escolhido", "eleito", "destinado", com características sagradas ou heroicas, que virá para resgatar períodos de glória ou trazer redenção espiritual; relacionado com o Sebastianismo português, movimento do século XVI que acreditava num possível retorno do Rei D. Sebastião, perdido na Batalha de Alcácer-Quibir.
Respondido por patriciaferreira1815
5

Resposta correta: C

Comentário: Poeta saudosista-nacionalista, Fernando Pessoa “ele mesmo” produz uma obra na qual característica marcante é a recorrência a arquétipos do imaginário português, tais como o sebastianismo, corrente mítica de inegável teor messiânico.

Perguntas interessantes