Fundamentando-se no texto Princípios de Escultura (MIDGLEY, Barry. Guia Completa de escultura, modelado e cerâmica, técnicas y Materiais), analise as assertivas abaixo quanto à sua veracidade (ser verdadeira ou falsa) em relação à escultura. I. É tridimensional, utiliza-se do espaço real, diferente da pintura que cria um espaço fictício sobre um plano e é bidimensional. II. É tridimensional simplesmente por ter altura, largura e profundidade. III. Nem todos os lados da escultura devem ser pensados e elaborados, já que a peça tridimensional deve ser observada apenas pela vista frontal e pelas suas laterais, de acordo com a sua forma de apresentação ao público. As assertivas I, II e III são respectivamente:
a.V,V, V.
b.F, V, F
c.V, V, F.
d.V, F, V.
e.F, F, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c.V, V, F.
Explicação:
Ao contrário da bidimensionalidade, que possui duas dimensões (Fig.1) – altura e largura –, a tridimensionalidade possui essas duas e mais uma terceira: a profundidade. A linguagem tridimensional então pode ser compreendida como uma forma de representar algo em suas três dimensões, resultando em um objeto ou escultura.
Qualquer peça que possua três dimensões, que possa ser vista por cima, por baixo e pelas laterais é tridimensional. A escultura é tridimensional simplesmente por ter altura, largura e profundidade. É uma linguagem que se utiliza do espaço real e é construída através das técnicas de modelar e esculpir, de fundir materiais para a reprodução de modelos e de construir a partir da junção de vários elementos. É importante lembrar que por ter três dimensões, ela deve ser trabalhada por todos os lados.