Fundação iberê camargo – acervo ao longo dos mais de 50 anos que passou ao lado de iberê, maria coussirat camargo acumulou e guardou, cuidadosamente, uma série de documentos e um volume expressivo de obras do artista. A coleção formada por ela foi doada integralmente para dar início ao projeto da fundação iberê camargo e hoje constitui o seu acervo, que está dividido em dois núcleos. O núcleo de obras de arte abriga a coleção maria coussirat camargo e é composto por mais de 5 mil obras, entre pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de iberê camargo. A parte documental inclui mais de 20 mil itens, como catálogos, recortes de jornais e revistas, correspondências, cadernos de notas e fotografias relacionadas à vida e obra do artista. Os documentos e obras que compõem esse importante patrimônio artístico e cultural brasileiro alimentam constantemente publicações, pesquisas e curadorias de âmbito nacional e internacional e estão disponíveis para estudos sobre a vida e a obra de iberê camargo. E foi com o objetivo de oferecer a estudantes, pesquisadores, professores, colecionadores e comunidade em geral um amplo acesso às obras, fotografias e documentos de iberê camargo que a fundação iberê camargo criou o acervo digital. Disponível em: iberecamargo. Org. Br. Acesso em: 19 abr. 2016 (adaptado). Com o advento das novas tecnologias, a fundação iberê camargo organizou em um acervo digital todo o conjunto de obras artísticas e documentais de iberê camargo, impactando socialmente
Soluções para a tarefa
A disponibilidade da informação é o impacto social representado pela digitalização de todo o conjunto da obra do artista Iberê Camargo. Alternativa A.
Os benefícios da digitalização das obras de Iberê Camargo
O texto em estudo expõe que os curadores do patrimônio artístico de Iberê Camargo formularam meios de beneficiar os interessados em arte, como pesquisadores e professores, ao democratizar o acesso às pinturas e demais produções do artista de forma digital, o que causa a facilidade de consumo dessas obras, visto que as pessoas não precisam se deslocar até os institutos ou museus para conhecer seu estilo único.
Além de fomentar o maior consumo de arte, a digitalização das obras é um incentivo para as pessoas que consideram a arte algo ultrapassado, colocando nas telas de computadores e celulares projetos clássicos e importantes para o estudo da história nacional, muitas vezes esquecidos em meio ao mundo digital.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a) a disponibilidade da informação;
- B) a generalização das obras;
- C) a comercialização das coletâneas;
- D) o crescimento do patrimônio;
- E) o engrandecimento do artista.
Aprenda mais sobre as obras de Iberê Camargo e de outros artistas brasileiros: brainly.com.br/tarefa/30505073
#SPJ4