Forma de contagio da caxumba:
Sintomas da caxumba:
Forma de prevenção da caxumba:
Soluções para a tarefa
imavera e as crianças são as mais atingidas.
Sintomas:A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza. Uma das principais características da doença é o aumento das glândulas salivares próximas aos ouvidos, que fazem o rosto inchar. Nos casos graves, a caxumba pode causar surdez, meningite e, raramente, levar à morte. Após a puberdade, pode causar inflamação e inchaço doloroso dos testículos (orquite) nos homens ou dos ovários (ooforite) nas mulheres e levar à esterilidade. Por isso, é necessário redobrar a atenção nestes casos e ter acompanhamento médico.
Prevenção:A melhor maneira de evitar a caxumba é através da vacinação aos 12 e 15 meses de vida. Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença. É preciso, ainda, desinfectar os objetos contaminados como secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo. A vacinação de bloqueio é recomendada para quem manteve contato direto com pessoas doentes.
✅ A Caxumba, também conhecida por papeira ou parotidite é um doença infecto contagiosa, provocada pela ação do vírus "Paramyxovirus", afetando as glândulas salivares (parótidas, sublinguais e submandibulares).
Esta doença é transmitida por contato direto de indivíduo para indivíduo, por meio de secreções nasais, bucais ou objetos contaminados, podendo haver surtos da doença nos períodos de inverno e primavera, sendo as crianças os indivíduos mais afetados.
Principais sintomas:
- Inchaço nas glândulas salivares;
- Dores nas glândulas salivares;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Fraqueza;
- Fadiga.
Principais complicações:
- Surdez;
- Meningite;
- Orquite nos homens;
- ooforite nas mulheres.
Formas de tratamento:
Não existe uma forma específica para tratamento do paciente com caxumba. Pois, o próprio organismos - na maioria dos casos - consegue neutralizar a ação do vírus. Porém, o tratamento aplicado ao paciente visa apenas a eliminar os sintomas manifestados, administrando-se analgésicos, antitérmicos e antiácidos uma vez que o paciente com caxumba se demonstra intolerante a alimentos ácidos.
Prevenção:
A melhor forma de prevenção é a vacinação. Esta, por sua vez, pode ser administrada aos 12 e 15 meses de vida.
Evitar aglomerações de pessoas.
Saiba mais:
- https://brainly.com.br/tarefa/9940431
- https://brainly.com.br/tarefa/31938841
- https://brainly.com.br/tarefa/25418064
- https://brainly.com.br/tarefa/4533601
- https://brainly.com.br/tarefa/14790581
- https://brainly.com.br/tarefa/19575875
- https://brainly.com.br/tarefa/3167022
- https://brainly.com.br/tarefa/6459946
- https://brainly.com.br/tarefa/12209907
- https://brainly.com.br/tarefa/14850050
- https://brainly.com.br/tarefa/1246736
- https://brainly.com.br/tarefa/14060675
- https://brainly.com.br/tarefa/1579639
- https://brainly.com.br/tarefa/14851378