Festivais da Canção
[...] A ação da censura durante o regime militar foi a grande responsável pelo declínio e fim dos festivais. Curiosamente, iniciou-se um período muito fértil na música brasileira, já que os compositores, diante da necessidade de “driblar” a censura, criaram inúmeras letras de fundo político traduzidas em metáforas poéticas. Mas logo no início do AI-51, a situação ficou insustentável. Chico Buarque, depois de preso e interrogado, exilou-se na Itália. Caetano e Gil não tiveram a mesma sorte. Depois de presos um tempo, foram obrigados a abandonar o país, estabelecendo-se em Londres até que pudessem voltar. [...]
*Vocabulário:
1AI-5: Ato Institucional Número 5, uma lei criada a mando do Governo do Brasil em 1968.
FESTIVAIS da Canção. Musica Brasilis, s.d. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2021. Fragmento.
De acordo com esse texto, os Festivais da Canção ocorridos no Brasil dos anos 1960 representaram a
crítica ao protagonismo da esquerda na oposição à ditadura brasileira.
demanda dos jovens pelo apoio do governo à militância de esquerda.
luta pela internacionalização da música brasileira.
resistência ao regime ditatorial por meio da música.
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Letra D
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Resposta:
possivelmente letra (D) ou 4° opção
Explicação: resistência ao regime ditatorial por meio da música. pois cantores como Caetano e Gil foram presos e expulsos daqui, ja Chico Buarque além de preso interrogado e exilado
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Resposta: Resposta: alternativa (D)
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