Faça uma pesquisa sobre músicas cujas letras tenham tom crítico. Em seguida, escolha uma delas e escreva um breve texto expositivo sobre o tema tratado na canção.
Gente é até meia noite (00:00)!
Me ajudem pleasee
Soluções para a tarefa
“Cálice” de Chico Buarque
A música “Cálice” foi escrita em 1973 por Chico Buarque e Gilberto Gil, sendo lançada apenas em 1978. Em razão de seu conteúdo de alto teor crítico, foi censurada pela ditadura na época.
A sua maior referência se dá pela semelhança gritante de sonoridade entre “cálice” (que aparece durante o decorrer da música) e "cale-se". Como se suplicasse “Pai, afasta de mim esse cale-se”, é peço o fim da censura presente na época, onde o povo brasileiro sofria um grande tormento nas mãos de um regime opressor.
Nos trechos “como beber dessa bebida amarga” e “tragar a dor, engolir a labuta” é notável que o sujeito expressa a dificuldade em beber dessa "bebida amarga" que lhe oferecem e "tragar a dor", ou seja, aceitar a violência da época como se fosse algo natural. Refere também que tem que "engolir a labuta": o trabalho pesado, a exaustão a qual eram acometidos a aceitarem calados.
Ao longo da composição, podemos perceber a luta interior do sujeito poético para viver em silêncio a cada dia, sabendo da selvajaria que ocorria ali todos os dias. Chico também faz alusões a um método muito usado pela polícia militar brasileira, invadindo casas durante a noite, arrastando “suspeitos” das suas camas, prendendo uns, matando outros.
Basicamente, Buarque quis relatar a ameaça psicológica, o medo, o controle do discurso aos quais os brasileiros foram submetidos no período.