Faça um texto resumido incluindo TODOS os tópicos abaixo.
1) Quem inventou o rádio;
2) Surgimento do rádio no Brasil;
3) As causas do seu surgimento;
4) O poder do rádio na sociedade brasileira;
5) Rádios famosas da época;
6) Locutores e cantores que fizeram sucesso na época;
7) Qual tipo de classe social ouvia as rádios.
>>>TODAS NO CONTEXTO BRASILEIRO<<<
É URGENTE, PRA AMANHÃ GENTE!
Soluções para a tarefa
Resposta:
O surgimento do rádio no Brasil foi ligado à invenção do telefone. Alexander Graham Bell inventou o telefone no século XIX, e isto deu origem a uma série de outras invenções importantes, incluindo o telégrafo e o rádio.
O rádio foi uma invenção que se espalhou rapidamente, e o fez por duas razões: primeiro, porque tornou a comunicação mais rápida e muito mais barata do que o correio tradicional. Em segundo lugar, porque permitiu a comunicação de massa pela primeira vez na história. Estes dois fatores contribuíram para sua rápida disseminação por toda a sociedade.
O rádio se tornou muito poderoso na sociedade brasileira desde o seu início. Ela foi ouvida por todas as classes sociais, mas especialmente por aqueles que viviam em áreas rurais. Rádios famosas da época, inclusive: Rádio Central, Rádio Ultra, Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Rádio Palavra Viva e Rádio Eldorado do Rio de Janeiro. Os locutores que tiveram mais sucesso naquela época foram: Carlos Alberto de Nóbrega, Zé Trindade e Geraldo Vandré.
No início do século 20, os brasileiros se enamoravam do poder do rádio, o que lhes permitia disseminar informações e entretenimento por toda parte. Em maio de 1922, Ademar de Barros fez sua primeira transmissão na Radio Society of São Paulo, lançando uma carreira que o tornaria uma das emissoras mais famosas do Brasil. Com o passar do tempo, mais e mais pessoas foram se dedicando a esta nova forma de comunicação.
Em 1923, foi fundada a Rádio Sociedade Paulista. Foi a primeira estação de rádio oficial do Brasil, conhecida por seus poderosos transmissores. Amador Bueno de Paiva fundou uma estação de rádio no Rio de Janeiro chamada Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1924. As duas maiores cidades foram ligadas por rádio em 1927, quando a Rádio Clube do Brasil foi fundada. Esta estação permitia aos brasileiros de todo o país ouvir seus programas favoritos.
A medida que a popularidade do rádio aumentava, aumentava também a carreira das pessoas neste campo. Uma dessas pessoas era Francisco Alves, conhecido como "o Rei da Melodia". Ele começou sua carreira cantando na rua com seu irmão e depois, eventualmente acabou se tornando um fenômeno de âmbito nacional. No início dos anos 40 Alves foi considerado o cantor mais amado do país, tanto que lhe foi dado o apelido de "Voz do Brasil". Na rádio brasileira Alves costumava cantar ao vivo uma vez por semana em "Fantasia" e "Cooperativa". Em 1945, ainda na Cooperativa, ele iniciou seu próprio programa chamado "La Voz do Brasil". Em 1947 ele foi para a Rádio Mayrink Veiga onde cantava ao vivo todas as noites até 1966.
Nos anos 30, as rádios eram a principal fonte de entretenimento para milhões de pessoas. A rádio brasileira era muito popular também nas cidades e em áreas remotas. Estava dividida em duas categorias: "Rádio das Massas" e "Rádio do Povo". A primeira era destinada à classe média-alta, e a segunda aos pobres.
Explicação:
(Eis aí o texto com os 7 pontos. Por favor, deixe seu GOSTEI e FAVORITE, se foi útil a você)
Desejo bons estudos! Tmj!
Resposta:
O italiano Guglielmo Marconi (1874-1937) foi o inventor do primeiro sistema para telégrafos sem fios. Sua transmissão foi realizada no Canal da Mancha em 1899. Mais ou menos na mesma época o austríaco, naturalizado norteamericano, Nikola Telsa (1856-1943) também realizava seus estudos. Telsa fez a patente de seus estudos e, em 1943, a Suprema Corte Norteamericana considerou-o inventor do rádio.
No Brasil, o título de "pai do rádio" é atribuído ao cientista e educador Roquette-Pinto, que esteve à frente de uma das primeiras transmissões de rádio realizada em 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi transmitido o discurso do então presidente da república, Epitácio Pessoa.
Michael Faraday, em 1831, descobriu a indução magnética. Mas o princípio da propagação radiofônica veio mesmo em 1887, através de Henrich Rudolph Hertz. Com duas bolas de cobre separadas, ele conseguiu criar faíscas que atravessavam o ar, originando o princípio utilizado pelo meio de comunicação.
O rádio é, sobretudo, resiliente. Transforma limitações técnicas da unisensorialidade em forças. É pelo poder da tradição cultural oral que se converteu no meio dos afetos. Como dizia McLuhan (1995), o rádio afeta as pessoas em profundidade, oferecendo uma experiência ao mesmo tempo particular e coletiva, enraizada nas práticas culturais do cotidiano.
Como ouvir as notícias da manhã, conversar ao telefone com o comunicador predileto sobre os mais variados assuntos ou simplesmente apreciar música enquanto está no transito.
O rádio é algo que se pode transportar, não requer transmissão de dados, nem largura de banda da internet e é livre de custos. A acessibilidade tecnológica e o baixo custo de produção fizeram-no popular e o preferido para ativistas e movimentos populares.
É difícil relembrar de todas as músicas mais tocadas, mas com certeza essas não podiam na programação do auge da 89 FM, entre 1986 e 1989!
Smiths - There is a Light that Never Goes Out
Bolshoi - Sunday Morning
Ramones - Surfin' Bird
Toy Dolls - Nellie the Elephant
Oingo Boingo - Stay
New Order - 1963 (b-side de True Faith, quase exclusiva da 89 FM e que virou hit na época)
Depeche Mode - Never Let me Down Again | entre outras....
--------------------
Vicente Leporace, um dos primeiros grandes radialistas do país, começou sua carreira em 1941, em Franca, no interior de São Paulo, mas foi na Rádio Bandeirantes que se consagrou como um dos maiores comunicadores do Brasil.
Zé Bettio, Um dos mais conhecidos radialistas populares de todos os tempos, Zé Bettio começou como músico num trio sertanejo e nos anos 70 ganhou seu próprio programa de rádio, onde ficou conhecido pelo bordão que fazia a dona de casa jogar água no marido pra ele ir trabalhar. Passou pelas rádios Record, Capital e Gazeta, e hoje está aposentado, com mais de 90 anos de idade.
Eli Corrêa, O “homem sorriso do rádio” ainda está na ativa, mas começou a fazer história no rádio ainda nos anos 70, quando criou seu bordão “oiii gente”, com pouco mais de 20 anos de idade. Seu quadro “Que Saudade de Você” se tornou sua marca registrada. Atualmente está na rádio Capital.
Barros de Alencar
Radialista e cantor de sucesso nos anos 70, ganhou também um programa de televisão nos anos 80. No rádio esteve nas emissoras Tupi, Record e América, e seu programa de TV foi na TV Record de 1982 a 1986. Morreu em 2017, aos 84 anos.
------------------------------------------------------
Pessoas do sexo feminino, com idades que variam entre 16 a 39 anos, com classe socioeconômica C, que atualmente representa mais da metade da população brasileira. E com escolariadade de ensino até o superior incompleto. (questionário estruturado aplicado por pesquisadores da empresa Visio Pesquisa e Consultoria Ltda).
ESPERO TER AJUDADO! SE SIM, SE POSSÍVEL ME NOMEIE COMO MELHOR RESPOSTA!