História, perguntado por sophiamaquiadora23, 11 meses atrás

Faça um texto (10 a 15 linhas) sobre a importância da cultura indígena URGENTE 30 PONTOS​


sophiamaquiadora23: Eu coloquei 30 pontos mas só está 15 desculpa
Usuário anônimo: ta
silvasulamitaf018: Tem nada não

Soluções para a tarefa

Respondido por silvasulamitaf018
20

Resposta:

Os povos indígenas falam a maioria das línguas mundiais. Herdaram e passaram adiante um rico conhecimento, formas artísticas e tradições religiosas e culturais. Para marcar a importância da cultura indígena, as Nações Unidas comemoram anualmente o Dia Internacional dos Povos Indígenas, sempre no dia 9 de agosto.

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro, bem antes da colonização pelos portugueses. Atualmente, existe uma média de 300 povos indígenas no Brasil, sendo mais de 817 mil índios, de acordo com estudos realizados em 2010, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Desse total, cerca de 503 mil vivem na zona rural e 315 mil estão em áreas urbanas. De acordo com dados da Funai (Fundação Nacional do Índio), entidade governamental responsável por proteger os direitos dos índios no Brasil, a maioria da população está no Norte, especificamente, no Estado do Amazonas e, em segundo lugar, no Nordeste, com destaque para a Bahia.

Entre importantes tradições deixadas pelos índios está a culinária. O alimento de origem indígena mais utilizado em todo o Brasil é a mandioca e suas variações. O caju e o guaraná são outros bem conhecidos na mesa do brasileiro. Pratos provindos da caça, como o picadinho de jacaré e o pato no tucupi, além de frutas como o cupuaçu e açaí fazem parte da forte cultura gastronômica do Norte do País. Ervas e chás de plantas medicinais continuam sendo crenças de cura muito utilizadas, como o chá de boldo, pó de guaraná, a alfavaca e semente de sucupira.

A influência cultural indígena em nossas vidas vai de contos a costumes. Na escola, as crianças aprendem a lenda do Curupira, um habitante da floresta que protegia as plantas e os animais e tinha os pés com calcanhares para confundir os caçadores. O personagem é uma ficção do escritor Sérgio Buarque de Holanda, mas lembra a mania dos índios de andar para trás para confundir os europeus e bandeirantes. Tem também o “Papa-capim”, o menino índio que vive na Floresta Amazônica, personagem dos quadrinhos de Maurício de Souza. Andar descalço pela casa e dormir em redes são hábitos herdados dos índios.

Espero ter ajudado. Bons estudos

Respondido por joaosbdrjunior29
5

Resposta:

Explicação:iififkfeke

Perguntas interessantes