faça um resumo sobre o pai da robótica
URGENTE PFVVV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 2 de janeiro de 1920, na cidade russa de Petrovitchi, nascia um dos maiores nomes por trás das teorias que envolvem a robótica. Isaak Yudovich Ozimov foi um escritor e bioquímico responsável por diversas obras de ficção e divulgação científica.
Explicação:
Apesar de nunca ter criado um único robô de verdade, o escritor Isaac Asimov, russo naturalizado americano, é um dos nomes mais importantes da robótica.
Atribui-se a ele a popularização do termo robótica no sentido que se conhece hoje, ou seja, como área de estudo e desenvolvimento da inteligência artificial. Essa definição apareceu pela primeira vez em Eu, Robô, livro publicado em 1950, que apresentou ao público uma série de questionamentos éticos sobre os avanços tecnológicos.
Bioquímico de formação, Asimov criou dezenas de robôs na ficção e todos eles sempre foram dotados de consciência e razão. Entre os títulos mais famosos publicados pelo autor destacam-se: Fundação, Viagem fantástica, O homem bicentenário, Jornada nas estrelas e O despertar dos deuses.
Sua preocupação em tratar a ficção científica de maneira racional e humana chegou a tal ponto que, em Eu, Robô, Asimov determinou as normas — batizadas de As três leis da robótica — de conduta dos robôs para uma coexistência livre de qualquer perigo tanto para os humanos como para as máquinas. A primeira delas determina que um robô não pode causar dano a um ser humano nem, por omissão, permitir que um ser humano sofra. A segunda lei determina que um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto quando estas implicarem em fazer mal a um humano. A terceira e última norma prevê que um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com nenhuma das leis anteriores.
Há três anos, no Japão, onde os robôs domésticos que imitam animais de estimação ou brinquedos são bastante populares, o governo incentiva as empresas fabricantes a instalarem sensores de presença de humanos. A intenção é acabar com os choques e evitar que as máquinas causem danos à integridade física de crianças e idosos, seus principais consumidores. A inspiração para essa regra veio da primeira lei da robótica. No ritmo em que a evolução tecnológica está, a aplicação das outras duas leis acontecerá bem antes do futuro imaginado por Asimov.