faça um resumo sobre corpolatria
Soluções para a tarefa
A corpolatria é uma cultura na qual o corpo é colocado como principal foco da vida do ser humano. É considerada um transtorno ou “patologia da modernidade”, caracterizada pela preocupação excessiva com a aparência física, nem sempre em busca de saúde, mas no sentido de embelezamento físico.
A pessoa que sofre com esse transtorno é classificada como corpólatra. Para ela, a imagem refletida no espelho nunca é o bastante, sendo incapaz de satisfazer-se com ela, acreditando sempre que pode e deve melhorar mais.
Na área profissional, algumas empresas usam a aparência como um requisito para a seleção do candidatos e passam a controlar isso por temer que o visual dos seus funcionários seja associado, de forma negativa, aos produtos e serviços ofertados pela instituição. No entanto, a prática é criticada por uma parte da sociedade, causando bastante polêmica.
Embora a definição da corpolatria seja algo revelado pela sociedade moderna, as ações de alguns povos antigos revelam a aparição desse fenômeno em épocas mais remotas. Em Esparta, na Grécia Antiga, por exemplo, algumas características já apontavam para a prática da corpolatria.
Nessa época, o povo espartano tinha uma grande preocupação com seu exército, por isso a educação da cidade era direcionada de uma maneira específica para que as crianças se tornassem bons soldados.
Dessa forma, quando uma criança nascia, era feita uma análise minuciosa sobre ela, e se fosse encontrado algum defeito, ela era descartada sem nenhuma piedade do alto de um monte chamado Taigeto. Essa cultura era levada tão a sério, que o exército de “homens perfeitos” resultou nos Jogos olímpicos de Atenas.
No Brasil, desde a colonização, a influência da beleza europeia já disseminava um padrão estético imposto sobre a sociedade. Nessa época, o máximo de vaidade era o uso de espartilhos e contas para obter uma cintura fina.
O consumo desenfreado por roupas e cosméticos fez surgir na década de 80 a criação de estereótipos que foram se moldando na sociedade. Contudo, a busca exagerada pela perfeição pode causar uma série de transtornos a saúde física e mental do ser humano.