Faça um pequeno texto sobre os guarani e escreva como é essa aldeia
Soluções para a tarefa
Os índios guarani formam o maior povo em quantidade de indivíduos a viver no Brasil. Eles são originários do tronco da família linguística tupi-guarani.
No Brasil, os guaranis vivem nos estados brasileiros do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina e Tocantins.
Somente no País, há 57 mil indivíduos, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Também há indígenas guaranis vivendo na Argentina, Bolívia e no Paraguai.
A maior parte dos guarani vive na Bolívia, onde há 78,3 mil indivíduos. No Paraguai existem 41, 2 mil e na Argentina 6,5 mil.
Características dos Índios Guarani
características: Os guaranis são divididos em kaiowá, mbya e ñadeva. São conhecidos, dependendo do local, como avá, chiripá, kainguá, monteses, baticola, apyteré e tembukuá.
Os grupos são diferenciados internamente pela maneira como manifestam a cultura, a organização social e política, a língua e, ainda, a forma de praticar a religião.
Os guarani são coletores e caçadores. O espaço físico que habitam é denominado tekoha, terra. São indivíduos que se autodeterminam como extensão da terra onde pisam.
Esse conceito está no cerne da maioria das disputas fundiárias vivenciadas pelo povo guarani no Brasil.
Cultura Guarani: Os índios guarani, também chamados de grande povo, acreditam que foram criados por Tupã para admirar a terra.
O primeiro guarani, Ñamandú, fez da terra seu leito. A admiração é manifestada pela palavra. O idioma guarani pertence ao tronco linguístico tupi-guarani, de onde derivam 21 línguas.
É o idioma indígena mais falado na América do Sul e chega a 60% do Paraguai. As escolas sul-mato-grossenses da fronteira o ensinam na escola.
Costumes dos Índios Guarani:A organização social e os cantos estão entre as mais evidentes manifestações culturais do povo guarani. Para eles, a terra, tekoha é parte integrante da família.
Os cânticos guarani são entoados como uma forma de demonstrar aos deuses que existem sobre a terra.
Sua música também é entoada para o controle das forças da natureza, como falta ou excesso de chuva. Os cantos são entoados ao som de cabaças transformadas em instrumentos musicais.
espero ter ajudado;)