Faça um em seu caderno um quadro comparativo sobre as civilizações que estudamos nesse capítulo mesopotâmica Fenícia Hebraica e perca
Soluções para a tarefa
Resposta: Fenícios
Localizada a oriente do Mar Mediterrâneo, a Fenícia, ao contrário do Egito e da Mesopotâmia, não possuía terras férteis para a agricultura, sua economia dependia do comércio e da navegação e sua religião era politeísta.
Seu território não era unificado, constituía-se de várias cidades-estado autônomas, compostas basicamente por artesãos e navegadores, e eram governadas pela elite mercantil. A região foi dominada por vários povos, como assírios, neobabilônicos, persas e macedônicos.
Uma das principais características deste povo é a criação de um alfabeto para facilitar o comércio, composto por 22 sinais e que foi utilizado posteriormente por outros povos, originando os alfabetos grego, latino, indiano, árabe e hebraico.
Persas
O território que corresponde ao Império Persa é resultado da unificação dos territórios dos povos medas e persas, feita por Ciro, e estende-se do rio Indo ao Mar Mediterrâneo e do Cáucaso ao Índico.
O Império atingiu seu auge com Dario I, que introduziu a moeda, o dárico, expandiu o comércio, abriu novas estradas e criou um sistema administrativo em que a região foi dividida em satrápias, governadas por sátrapas. Este imperador foi derrotado na Batalha de Maratona, quando tentou invadir a Grécia. Seus sucessores também não obtiveram sucesso em novas conquistas e no governo de Dario III, Alexandre, o Grande, da Macedônia, conquistou o Império.
As civilizações mesopotâmicas incluem os fenícios hebreus e persas. Ambos foram fundados por pessoas da mesma região, mas tinham práticas culturais e religiosas diferentes.
Quais são as diferenças entre as civilizações mesopotâmicas dos fenícios hebreus e de persas?
- Os fenícios hebreus são uma civilização que se desenvolveu no que hoje é o Líbano, a Síria e Israel. Eles eram uma civilização marítima que negociava com outros países, como Egito e Índia. Os fenícios hebreus tinham uma língua escrita chamada proto-hebraico, que mais tarde ficou conhecida como hebraico antigo;
- A civilização persa se desenvolveu no que hoje é o Irã, Iraque, Afeganistão e Turquia. A civilização persa era uma sociedade agrícola que negociava com outros países, como Grécia e Índia. A sociedade persa tinha uma linguagem escrita chamada escrita cuneiforme, que mais tarde ficou conhecida como escrita cuneiforme persa antiga.
Desta forma, as diferenças entre esses dois povos incluem sua língua, cultura, crenças religiosas e origem.
Entenda mais sobre as civilizações da mesopotâmica Fenícia Hebraica e Persa em: https://brainly.com.br/tarefa/3658627
#SPJ2