Extraído do texto A paranoia e as síndromes paranoides, autoria de Moreira; Peixoto (2010). Sobre o diagnóstico diferencial e o tratamento do paciente paranoide, complete a frase a seguir: É importante fazer um diagnóstico diferencial com o objetivo de identificar se se trata de _________________ da personalidade ou de um transtorno paranoico secundário, aquele induzido por _________ . O tratamento do paciente paranoico requer a adoção de ___________. Alternativas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Estruturação paranoica – medicamentos – antipsicóticos.
Explicação:
É importante fazer um diagnóstico diferencial com o objetivo de identificar se trata-se de estruturação paranoica da personalidade ou de um transtorno paranoico secundário, aquele induzido por medicamentos. O tratamento do paciente paranoico requer a adoção de antipsicóticos - típicos, de primeira geração, ou atípicos, de segunda geração. Pois, os antipsicóticos de segunda geração são mais eficazes no tratamento de transtorno delirante. Muitos pacientes manifestam também sintomas depressivos, o que levou médicos a associarem antipsicóticos e antidepressivos. O tratamento mais atual envolve diversas medidas, como medicações e psicoterapia, afinal, a medicação restringe-se a conter os sintomas, mas não cura a patologia.
Resposta:
1 Às demandas de saúde mental aparecerem, em boa parte das queixas relatadas, pelos usuários da atenção básica. 2)O CAPS ocupa papel central no processo desinstitucionalização dos pacientes psiquiátricos. Ele passa a ser o tratamento padrão para pessoas com transtorno mental, ao invés do modelo hospitalar.Em relação à classificação dos CAPS, julgue as sentenças a seguir:I. Os CAPS podem ser classificados em relação à capacidade de atendimento e quanto população atendida.II. Os CAPS são órgãos de atendimento para transtornos mentais graves e persistentes.III. Crianças e adolescentes com transtornos mentais não são atendidos pelo CAPS, sendointernados em hospitais gerais.IV. Os CAPS também atuam de forma preventiva, voltados para o uso abusivo /ou dependência de álcool e outras drogas. e) I, II e IV. 3)I. Uma das reinvindicações da eforma Psiquiátrica foi o aumento do número de leitos e dehospitais psiquiátricos, os quais já se mostravam insuficientes para atender à grande demanda.II. A Reforma Psiquiátrica no Brasil foi deflagrada após uma série de denúncias por parte dosprofissionais de saúde menta acerca das condições dos hospitais psiquiátricos.III. Franco Basaglia iniciou a Reforma Psiquiátrica na Itália, passando a adotar medidas quehumanizassem os pacientes, resgatando suas dignidades e direitos como cidadãos.IV. A ideia de desinstitucionalização do paciente psiquiátrico foi amplamente discutida na ReformaPsiquiátrica brasileira, no entanto, sua aplicação mostrou-se inviável.Está correto o que se afirma em: a) I e IV. 4) b) Se desenvolve a partir da interação com o meio. 5)Com relação à interação com o usuário, num estudo sobre satisfação e adesão ao tratamento de TAB,os resultados mostraram que a maior parte dos pacientes não adere ao tratamento medicamentosopor "comportamento não intencional". a) O controle do surto - reinserção social - adesão ao tratamento. 6) d) Convulsões, crises alérgicas, hipertermia. 7 c Solicitar que um familiar assuma os cuidados. 8 d Realização de ações compartilhadas e integração de saberes originários de distintos campos. 9 b Compreende que todos os atores são corresponsáveis pelo tratamento. 10 .” Extraído do texto A paranoia e as síndromes paranoides, autoria de Moreira; Peixoto (2010). d)Estruturação paranoica – medicamentos – antipsicóticos.
Explicação: