Expressando ideias: a repercussão da Revolução Haitiana nas Américas
O processo de independência do Haiti gerou grande repercussão em várias partes do mundo, principalmente nas colônias espanholas e portuguesa estabelecidas nas Américas. A seguir, selecionamos trechos de alguns textos que retratam o modo como esse movimento fora percebido nesses territórios. Leia o texto e responda
Texto I
Nos anos posteriores ao início da revolta de escravos de Saint-Domingue, ocorreram, em Cuba, dezenas de supostas rebeliões e conspirações. Coincidência ou não, essas revoltas se deram na região oriental da ilha, a que fica mais próxima do Haiti e que recebeu o maior número de imigrantes de Saint-Domingue. Nessa parte de Cuba, conspirações e revoltas escravas foram abortadas em 1795, 1798, 1805, 1809 e 1811-12. Já no resto da ilha, esse tipo de protesto atingiu seu pico entre 1797 e 1799. A frequência constante de insurreições levou a Junta do Real Consulado a rever sua política de controle, o que dificultou ainda mais a ação dos escravizados.
YOUSSEF, Alain El. Haitianismo em perspectiva comparativa: Brasil e Cuba (sécs. XVIII-XIX). 4º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. Curitiba: maio 2009, p. 1-29. Disponível em: . Acesso em: 1 abr. 2020. (adaptado)
Texto II
Mais do que uma inspiração, a independência do Haiti servira como uma advertência. Ao mesmo tempo, ficaria impregnada como uma lembrança de que, para o desespero dos proprietários de escravizados, os cativos eram aptos a comandar uma insurreição capaz de transformar o status quo social, conquistando sua liberdade e aniquilando os seus donos. A este sentimento de insegurança e temor deu-se o nome de haitianismo, fenômeno muito comum, principalmente entre parte da elite brasileira do século XIX.
PINHEIRO, Marcos Sorrilha. As independências do Haiti e da América Hispânica na Correspondência de Thomas Jefferson (1791-1822). Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 22, p. 60-85, jan./jun., 2017. Disponível em: . Acesso em: 1 abr. 2020. (adaptado)
Após a leitura dos trechos, responda:
1) De acordo com o que você leu nos textos, como você definiria o conceito haitianismo?
2)Como será que os acontecimentos da Revolução Haitiana foram recepcionados pelas elites coloniais das Américas? O que faz você pensar isso?
3) A Revolução Haitiana pode ter estimulado a organização de levantes por parte dos escravizados nas colônias das Américas? Como você chegou a essa conclusão?
4) Na sua opinião, quais os impactos de uma revolta de pessoas escravizadas em uma sociedade que tem o regime escravista como a base de sua mão de obra?
5) De acordo com os seus conhecimentos, que tipo de ações podem ter sido elaboradas pelas autoridades coloniais para controlar as possíveis revoltas de escravizados nas colônias espanhola e portuguesa da América?
6) elabore um texto de, no máximo, dez linhas que reflita sobre o tema: A Revolução Haitiana e sua repercussão nas colônias escravistas das Américas. Ao final da atividade, poste aqui o seu texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
CONSIGUI RESPONDER APENAS A 1 E A 2 AJUDA???
SE SIM AQUI Ô:
1)REFLEXOS QUE OCORRERAM EM TODO O MUNDO APÓS A INDEPENDÊNCIA DO HAITI
2)
A revolução do Haiti causava um medo enorme nas elites escravistas brancas porque foi uma revolução que teve origem em um revolta escrava em 1791 que levou ao fim da escravidão e a independência de um território colonizado.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO 7♡7
FUJISAWA2021:
Muito Obrigada!!!
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás