Física, perguntado por camillathaina111, 1 ano atrás

explique resumidamente as leis de Ohm , qual a importância para a sociedade atual ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabriel472725
6
Leis de Ohm

As Leis de Ohm, postuladas pelo físico alemão Georg Simon Ohm (1787-1854) em 1827, determinam a resistência elétrica dos condutores.

Além de definir o conceito de resistência elétrica, Georg Ohm demostrou que no condutor a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada.

Foi assim que ele postulou a Primeira Lei de Ohm.

Suas experiências com diferentes comprimentos e espessuras de fios elétricos, foram cruciais para que postulasse a Segunda Lei de Ohm.

Nela, a resistência elétrica do condutor, dependendo da constituição do material, é proporcional ao seu comprimento. Ao mesmo tempo, ela é inversamente proporcional à sua área de secção transversal.

Resistência Elétrica

A resistência elétrica, medida sob a grandeza Ω (Ohm), designa a capacidade que um condutor tem de se opor à passagem de corrente elétrica.

Em outras palavras, a função da resistência elétrica é de dificultar a passagem de corrente elétrica.

Observe que a resistência de 1 Ω (ohm) equivale a 1V/A (Volts/Ampére)

Resistores

Os resistores são dispositivos eletrônicos cuja função é a de transformar energia elétrica em energia térmica (calor), por meio do efeito joule.

Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem. Por outro lado, os resistores não ôhmicos, não obedecem a lei de ohm.

Leis de Ohm: Enunciados e FórmulasPrimeira Lei de Ohm

A Primeira Lei de Ohm postula que um condutor ôhmico (resistência constante) mantido à temperatura constante, a intensidade (i) de corrente elétrica será proporcional à diferença de potencial (ddp) aplicada entre suas extremidades.

Ou seja, sua resistência elétrica é constante. Ela é representada pela seguinte fórmula:

 ou 

Onde:

R: resistência, medida em Ohm (Ω)
U: diferença de potencial elétrico (ddp), medido em Volts (V)
I: intensidade da corrente elétrica, medida em Ampére (A).

Segunda Lei de Ohm

A Segunda Lei de Ohm estabelece que a resistência elétrica de um material é diretamente proporcional ao seu comprimento, inversamente proporcional à sua área de secção transversal.

Além disso, ela depende do material do qual é constituído.

É representada pela seguinte fórmula:

Onde:

R: resistência (Ω)
ρ: resistividade do condutor (depende do material e de sua temperatura, medida em Ω.m)​
L: comprimento (m)
A: área de secção transversal (mm2)

Respondido por mgangel0020
1

   A lei de Ohm é importante para a sociedade, porque graças a ela podemos determinar rapidamente valores para proteger nossos aparelhos elétricos.

 Além disso, esta lei nos deu grandes avanços na solução, tecnologia ou eletrônica, se não fosse por ela, seria impossível encontrar soluções que relacionem corrente, resistência e tensão.

A lei de Ohm

  A lei de Ohm define uma relação inversamente proporcional entre a circulação de eletricidade que passa por um condutor e o valor da tensão fornecida a ele, sua equação de cálculo é dada por:

I = V/R

  • I : Intensidade atual
  • V : Voltagem
  • R : Resistência

  Graças à Lei de Ohm podemos saber a proporcionalidade entre a corrente, a tensão de alimentação de nossos equipamentos em casa, bem como determinar quais protetores elétricos podemos instalar.

Aprenda mais sobre a Lei de Ohm em:

https://brainly.com.br/tarefa/31902980

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes