História, perguntado por Grazzi1, 1 ano atrás

explique os motivos que levaram ao estabelecimento da otan e do Pacto de Varsóvia

Soluções para a tarefa

Respondido por arsyn
41
OTAN: foi criada para os países democráticos da Europa (coincidentemente, os da Europa Ocidental e alguns da Europa Central e Setentrional) fazerem frente à ameaça ditatorial e totalitária da URSS. Os países aderiram voluntariamente e alguns, com total liberdade, ficaram fora por escolha própria: Finlândia, Áustria e Suécia. Não houve rebeliões ou fuga em massa para o bloco "comunista"; 

Pacto de Varsóvia: foi criada pela URSS e a elite concentradora "comunista" dos países subjugados pela URSS para evitar e reprimir a dissindência de países do Leste Europeu. O regime "comunista" imposto pela URSS não era do agrado das populações destes países, o que resultava em recorrentes tentativas de fuga e rebeliões dos países subjugados. Exemplos de rebeliões: Alemanha Oriental (1948), Hungria (1956), Polônia (1956) e Tchecoslováquia (1968), devidamente reprimidas ou pelas forças do Pacto ou pelas elites locais. O Muro de Berlim foi construído para prevenir o êxodo em massa de alemães orientais. Países que conseguiram sair da esfera da URSS com sucesso: Iugoslávia (um "comunismo" com liberdade capitalista) e Albânia. 

Grifo em comunismo: não era um regime comunista fiel à teoria de Marx. De comunista havia apenas a ditadura e a economia planificada. De fato, era um "capitalismo" burocrático, onde a ditadura não era a do proletariado (previsto por Marx), mas sim de uma minoria privilegiada burocrática que tomou o poder, concentrando o controle político e econômico, nos mesmos moldes de um capitalismo selvagem de Terceiro Mundo.
Perguntas interessantes