Física, perguntado por braindoctor, 7 meses atrás

Explique os dois métodos de soma de vetores ilustrados a seguir

Soluções para a tarefa

Respondido por Barbiezinhadobrainly
1

Explicação:

Você esqueceu a ilustração!

Mas posso colocar algumas coisas sobre soma de vetores, para te auxiliar nos estudos:

Existem dois tipos de vetores para serem somados - os que estão na mesma direção e os que estão em direções diferentes. Vetores na mesma direção levam em conta seu sentido para somar ou subtrair, e apenas faz-se a soma normal entre eles, entre seus módulos. A direção e o sentido do vetor resultante serão os mesmos do vetor de maior módulo. Já os vetores de direções diferentes podem ser somados de duas formas: se estiverem partindo do mesmo ponto de origem, usamos a regra do paralelogramo. Já se estiverem em série, ou seja, o início de um corresponder ao final do outro, usamos a regra da poligonal. Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas regras:

Regra do paralelogramo: apenas pode ser usado para achar a resultante entre dois vetores, que partam do mesmo ponto incial. Para essa regra, você deve "fechar" os espaços abertos entre os vetores com traços e traçar uma linha reta e diagonal entre a origem dos vetores. Essa linha será sua resultante. Para achar o módulo, depende do angulo entre os vetores:

Se for 90°: use pitágoras

a² = b² + c²

Se for < 90° > : use a lei dos cossenos

a² = b² + c² - 2bc . cos Θ

Regra da poligonal: pode ser usada para achar a resultante entre um ou mais vetores. Apenas pode ser aplicada quando os vetores estão em série. Você deve traçar uma linha reta que liga o início do primeiro vetor ao fim do último. Essa linha é seu vetor resultante.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes