Explique o processo da primeira revolução industrial
- A maquina a vapor
- Burguesia VS Proletariado
- A destruição do meio natural
- A situação das cidades industrializadas
- Capitalismo Comercial e o Capitalismo Industrial ( Diferenças)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O início da Revolução Industrial ocorreu pelo desenvolvimento da máquina a vapor, que aproveita o vapor da água aquecida pelo carvão para produzir energia e revertê-la em força para mover as máquinas.
Na Inglaterra, ainda no final do século XVII, foi criada a primeira máquina desse tipo, por Thomas Newcomen, e, na década de 1760, esse equipamento foi aprimorado por James Watt.
Muitos historiadores sugerem, então, que a década de 1760 tenha sido o ponto de partida da Revolução Industrial.
- CONSEQUÊNCIAS:
A Revolução Industrial representou um marco na história da humanidade — transformando as relações sociais, as relações de trabalho, o sistema produtivo — e estabeleceu novos padrões de consumo e uso dos recursos naturais. As consequências foram muitas e estão relacionadas à cada fase vivida no processo evolutivo das tecnologias que proporcionou a industrialização dos países.
Durante a Primeira Revolução Industrial, o modo capitalista de produção reorganizou-se. As principais consequências desse período foram:
- substituição do trabalho humano por máquinas, o que ampliou o êxodo rural e intensificou o crescimento urbano;
- crescimento desenfreado das cidades, acarretando favelização, marginalização de pessoas, aumento da miséria, fome e violência;
- aumento significativo de indústrias e, consequentemente, da produção;
- organização da sociedade em dois grupos: a burguesia versus o proletariado.
- Capitalismo Comercial e o Capitalismo Industrial:
O capitalismo industrial é uma nova fase desse sistema econômico, que surge em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas, na segunda metade do século 18. Com essa nova fase é superado o capitalismo comercial, também chamado de mercantilismo, que surgiu em fins do século 14 e vigorou até então. Muitos fatores econômicos, sociais e políticos contribuíram para o desenvolvimento dessa nova forma de capitalismo.