Geografia, perguntado por helenafoganholiberto, 10 meses atrás

Explique o problema da lixiviação e laterização
Me ajudem pvf preciso terminar a lição logo

Soluções para a tarefa

Respondido por JosePauloMoraes
11

Laterização é um processo no qual o solo acumula grande quantidade de óxidos hidratados de ferro ou alumínio, o que modifica a sua composição e a coloração, que se torna avermelhada, com cor de ferrugem. É um processo que decorre, especialmente, do intemperismo químico, que é ocasionado pela água das chuvas ou irrigação.

Solos sujeitos à laterização tendem a se tornar ácidos e com reduzido percentual de matéria orgânica, já que, em geral, a lixiviação – processo de “lavagem” da parte superficial do solo - também é extrema. A exposição do solo ao intenso sol da zona intertropical promove uma espécie de “cozimento” da superfície exposta ao calor durante o longo período de estiagem, tornando-o seco, reduzindo a infiltração, aumentando o escoamento e culminando na redução da fertilidade.

Anexos:

helenafoganholiberto: E a lixiviação?
JosePauloMoraes: Está na resposta mas deixando mais claro:
JosePauloMoraes: Lixiviação do solo é um processo erosivo ocasionado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ocorre em solos sem a cobertura vegetal protetora, o que diminui, em elevado grau, a sua fertilidade ao longo do tempo.
Desse modo, a água "lava" os solos, carregando para o lençol freático e para os cursos d'água os nutrientes disponíveis nele, favorecendo seu empobrecimento.
helenafoganholiberto: Mas eu não entendi a parte da lixiviação
JosePauloMoraes: A Lixiviação é quando chove muito numa área que não tem cobertura vegetal (árvores, grama, etc..."vegetação") e essa água carrega os nutrientes da parte superior do solo, levando-os para o lençol freático, a parte mais interna do solo. Esse efeito colabora para o solo empobrecer e ficar ruim para práticas agrícolas como a plantação.
Perguntas interessantes