Geografia, perguntado por sarasoares7016, 9 meses atrás

Explique as teorias para explicar o surgimento do sistema solar

Soluções para a tarefa

Respondido por kamillyvittoria
7

São mais de 50 teorias cientificas nos últimos 300 anos, basicamente separadas em três grupos:

Turbulentas

Catastróficas

Nebulares

A teoria turbulenta:

A primeira teoria foi elaborada por René Descartes em meados do século XVII, publicadas em seu livro ‘’Discours de La Mèthode’’.

Este grande filósofo postulou que deve ter existido um sistema de vórtices imersos em um meio totalmente preenchido por um misterioso ‘’éter’’.Estes vórtices teriam dado origem ao sol e aos planetas que giram em torno dele.

Recentemente ,suas idéias foram reelaboras tendo sido postulada que em torno do sol deveria existir uma atmosfera turbulenta, em rotação.Está turbulência teria dado origem aos planetas.Mas, até hoje não ficou claro porque deveria existir a turbulência.

A teoria Catastrófica

Inicialmente formulada por George Louis Leclerc, em 1765.Ele propôs que a colisão de um cometa com o sol teria arrancado matéria dessa estrela. Mais tarde essa matéria teria se recondensado , formando outros planetas.

Essa teoria é bem característica dos conhecimentos daquela época. Antigamente achava-se que os cometas eram corpos com bastante massa.Hoje em dia sabemos que  os cometas são os menores objetos do sistema solar, portanto , uma colisão com o sol não arrancaria matéria da estrela.

Essa teoria foi revista anos mais tarde por James Hopwood Jeans e Harold Jeffereys, os quais propuseram que a colisão não teria sido com um cometa, mas sim com outra estrela.Segundo está teoria nem precisaria de uma colisão e sim , somente, a aproximação entre esses astros.Mas , essa teoria sofre de um problema, pois uma aproximação dessa forma deve inicialmente produzir um gás quente.Por causa da sua temperatura quente, esse gás se expandiria muito rapidamente ,o que não permitiria que fossem criadas condensações ,ou seja , corpos celestes.

A teoria Nebular

Foi proposta pelo filósofo alemão Emmanuel Kant e pelo filósofo francês Pierre Simon.Essa teoria é a base para as teorias modernas sobre a formação do sistema solar.Segundo a teoria nebular, inicialmente teria existido uma enorme nuvem difusa formada por gás e poeira.Essa nuvem, girava lentamente, chamada de nebulosa proto-solar.Devido à auto-gravidade, a nuvem gasosa teria iniciado um processo gradual de contração.À media que a nuvem se contraia sua velocidade de rotação foi aumentando gradualmente.Consequentemente a força centrifuga teria obrigado a nuvem a ejetar anéis de matéria.Esses anéis foram se condensando o que levou, finalmente a formação dos planetas. Essa teoria foi refinada ao longo dos anos e é conhecida como ‘’modelo padrão’’.

Perguntas interessantes