Sociologia, perguntado por VPsampa, 9 meses atrás

explique a mudança na concepção do trabalho da idade moderna

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaakemi43
31
2 respostas · História 

 Melhor resposta

Ao longo da história da humanidade, variando com o nível cultural e com o estágio evolutivo de cada sociedade, o trabalho tem sido percebido de forma diferenciada.No começo dos tempos, o trabalho era a luta constante para sobreviver. 

Na Antiguidade, não existia a noção de emprego. A relação trabalhista que existia entre as pessoas era a relação escravizador-escravo. Podemos tomar as três civilizações mais influentes de sua época e que influenciaram o Ocidente com sociedades escravistas, a epípcia, a grega e a romana. Nessa época, todo o trabalho era feito por escravos. Havia artesãos, mas estes não tinham patrões definidos, tinham clientes que pagavam por seus serviços. Os artesãos poderiam ser comparados aos profissionais liberais de hoje, já que trabalhavam por conta própria sem ter patrões. Para os artesãos não existe a relação empregador-empregado, portanto não podemos falar que o artesão tinha um emprego, apesar de ter uma profissão. 

Na Idade Média também não havia a noção de emprego. A relação trabalhista da época era a relação senhor-servo. A servidão é diferente da escravidão, já que os servos são ligeiramente mais livres que os escravos. Um servo podia sair das terras do senhor de terras e ir para onde quisesse, desde que não tivesse dívidas a pagar para o senhor de terras. Na servidão, o servo não trabalha para receber uma remuneração, mas para ter o direito de morar nas terras do seu senhor. Também não existe qualquer vínculo contratual entre os dois, mesmo porque senhor e servo eram analfabetos. 

Na Idade Moderna as coisas começam a mudar. Nessa época, existiam várias empresas familiares que vendiam uma pequena produção artesanal, todos os membros da família trabalhavam juntos para vender produtos nos mercados; não podemos falar de emprego nesse caso. Além das empresas familiares, havia oficinas com muitos aprendizes que recebiam moradia e alimentação em troca e, ocasionalmente, alguns trocados. É por essa época que começa a se esboçar o conceito de emprego. 

Com o advento da Revolução Industrial, êxodo rural, concentração dos meios de produção, a maior parte da população não tinha nem ferramentas para trabalhar como artesãos. Sendo assim, restava às pessoas oferecer seu trabalho como moeda de troca. É nessa época que a noção de emprego toma sua forma. O conceito de emprego é característico da Idade Contemporânea.

Respondido por Matheusieti
2

O trabalho passou a utilizar do maquinário para ser realizado e com isso nos foi introduzido o conceito de capitalismo moderno, que coloca o indivíduo como parte de um organismo de trabalho onde ele acaba recebendo a menor parcela daquilo que ele produz, notado por Marx como a Mais Valia.

Deste modo, o trabalhador que morava no campo para a cidade, ou seja, ele se torna urbano compondo o trabalho na idade moderna, e com isso surgem as grandes cidades, assim como as novas tendências na mecanização, desencadeando após os séculos no mundo em que vivemos hoje.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/13008513

Anexos:
Perguntas interessantes