Explique a mudança de conceito de trabalho ao longo dos séculos até a chegada do sistema capitalista? help meeee
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na Grécia Antiga, trabalhar era malvisto. Aristóteles colocava o trabalho em oposição à liberdade. O trabalho pesado era para mulheres, servos e escravos.
Na Idade Média, trabalhar na agricultura era uma tarefa árdua. Quem era obrigado a trabalhos forçados por seus patrões, não tinha escolha. Pensar em algum tipo de lucro era considerado vício.
No século 16, Martinho Lutero declarou a ociosidade um pecado. Segundo ele, o homem nasce para trabalhar, e o trabalho é um "serviço divino" e ao mesmo tempo uma "vocação". No puritanismo anglo-americano, o trabalho é visto como um sinal de que quem o executa foi escolhido por Deus, dessa forma acelerando o desenvolvimento do capitalismo.
No século 18, começou a industrialização na Europa. As pessoas saíram dos campos para ir as cidades em busca de trabalho em fábricas e fundições. Em 1850, muitos ingleses trabalhavam 14 horas por dia, seis dias por semana. Os salários mal davam para sobreviver.
Ao longo do século 20, aumentaram significativamente os custos sociais com os trabalhadores nas nações mais ricas do mundo. Como resultado, as empresas transferiram a produção para onde a mão de obra é mais barata. Em muitos países pobres prevalecem até hoje circunstâncias que lembram o início da industrialização na Europa: trabalho infantil, salários baixos e falta de segurança social.