explique a democracia ateniese
Soluções para a tarefa
Resposta:
A democracia ateniense era formada com a participação de cidadãos atenienses (adultos, filhos de pai e mãe ateniense) que correspondiam a uma minoria, pois eram excluídos os estrangeiros, escravos e mulheres.
509 a. C. -seguras sobre a quantidade de população, cidadãos ou escravos durante o período da Atenas democrática. Contudo, é verdadeiro que a Democracia de Atenas não satisfaz os critérios modernos, já que não haviam eleições-os magistrados eram sorteados, uma vez que segundo a crença democrática a eleição leva à aristocracia-e as decisões políticas eram tomadas em assembléias em que todos os cidadãos podiam participar, tanto com a palavra quanto com o voto.
Reuniam-se em praça pública ágora formando a Eclésia (Assembléia política) para ouvir os demagogos (orientadores do povo).
O legislador grego Clístenes instaurou institucionalmente a democracia em Atenas, há 251 anos os cidadãos – adultos masculinos nascidos em Atenas – passaram a decidir os destinos da pólis na ágora, a praça pública. Era a chamada “democracia direta”. Demokratia: os cidadãos (demos) detinham o poder político (kratos) do Estado. Em seu famoso discurso fúnebre, o Epitáfio, Péricles a definiu: “o regime ateniense se chama democracia, pois o governo do Estado não está nas mãos de poucos, mas de muitos”.
Sociedade de Atenas
Cidadãos - A este grupo pertenciam os homens residentes em atenas e filhos de pais ateníenses, com 18 anos (ou mais), serviço militar cumprido e com alguma riqueza.
Metecos (estrangeiros) - sem privilégios políticos. Podiam, entretanto, exercer atividades sociais e intelectuais.
Escravos - Muitos deles ocuparam posição de destaque na educação do jovem ateniense e nas realizações intelectuais.
O prestígio de Atenas, no século V a.C., não derivava apenas do poderio que atingira no mundo helénico. A sua forma de organização social e política, a democracia, tornou-se um modelo imitado por muitas outras cidades. Os principais defeitos da democracia ateniense eram: a existência de escravos, só uma minoria dos habitantes, os cidadãos, tinham todos os direitos e Atenas exercia imperialismo sobre as outras cidades da liga de Dellos.
Esta foi uma conquista que o povo ateniense, só alcançou no final do século VI a.C. porque até aí, a polis tinha sido dominada, primeiro pelos grandes proprietários aristocratas, depois pelos cidadãos mais ricos. Nessas épocas os camponeses pobres e os artesãos não gozavam dos mesmos direitos que os poderosos. Tiveram que lutar ao longo dos anos para obterem progressivamente mais poderes, até que, com as reformas realizadas por Clístenes em 508 a.C., foi reconhecida a igualdade de todos os cidadãos. mas na verdade eles fizeram de propósito para que os cidadãos o seguissem A Democracia não era totalmente fíel porque não havia igualdade e a democracia defende a igualdade de direitos.
Requisitos para ser Cidadão
Não dever nada ao Tesouro Público
Ser legitimamente casado
Possuir bens em Atenas
Ter cumprido os deveres para com seu pai e mãe
Ter feito expedições militares sem “arremessar o escudo”
Ser filho de pais atenienses
Ser contra a Esparta
Trabalhar (ou na politica ou no comercio ou na construção) de Ágora
Gostar, amar e honar Atenas
Pagar impostos altos.
Nunca ter cometido crime contra a cidade