explicar por que a liga das nações não foi capaz de impedir a segunda guerra mundial
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na década de 1920, a liga resolveu vários conflitos entre as nações. No entanto, nos anos 1930, a organização enfrentou novos desafios. O Japão, a Itália e a Alemanha invadiram outros países. A Liga das Nações não pôde detê-los, e as invasões provocaram a Segunda Guerra Mundial (1939–45).
O fracasso da Liga das Nações em evitar a guerra revelou como ela tinha se enfraquecido. A entidade não convocou nenhuma reunião durante o conflito. Após a guerra, em 1946, foi substituída por uma nova entidade, a Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo da Liga das Nações era evitar as guerras. Os países-membros concordaram em discutir com a organização qualquer disputa que pudesse levar a um conflito armado. Os membros também concordaram em agir em conjunto contra qualquer país que estivesse criando problemas. Além disso, a liga tentou conseguir que os países reduzissem o número de armas
"OS MOTIVOS PELOS QUAIS A LIGA NÃO CONSEGUIU IMPEDIR A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL"
Na Alemanha, a ascensão de Adolf Hitler no governo do país determinou outros eventos que agravariam ainda mais a inapetência da Liga.
A partir de 1935, descumprindo as sanções impostas pelo Tratado de Versalhes, o governo nazista voltou a fomentar a sua indústria de armas e a estabelecer o alistamento militar obrigatório.
No mesmo período, o governo fascista do líder italiano Benito Mussolini impôs a invasão dos territórios da Abissínia, atual Etiópia.
Ainda tentando exercer autoridade, a Liga das Nações decretou uma série de sanções econômicas contra os italianos enquanto a ocupação fosse mantida.Ao saber do ocorrido, Adolf Hitler ofereceu um programa de auxílio econômico para os italianos.
Liga era completamente IGNORADO.
O mais grave golpe se deu com o desenvolvimento da Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), momento em que italianos e nazistas apoiaram as forças do general Franco contra os defensores da democracia naquele país. Naquele instante, ficava claro que a Liga das Nações não teria competência alguma para evitar o revanchismo das nações totalitárias ou preservar a paz mundial. A despeito da organização, a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL já estava a caminho.
OU SEJA:
Liga das Nações, porém, fracassou por defeitos de origem. Não dispunha de um poder executivo forte, nem contava com representantes da União Soviética e dos Estados Unidos – a nação de seu idealizador. ... A invasão da Manchúria pelo Japão, em 1931, foi uma prova do fracasso da Liga das Nações.