Ed. Técnica, perguntado por ihiookoko, 6 meses atrás

Etapa 1 – Determinar o tipo de armazém
Nesta primeira etapa, você deverá sugerir um tipo de armazém para a empresa que distribui produtos de limpeza, além de sugerir descreva a justificativa.

Etapa 2 – Objetivos da etapa da armazenagem
Agora na segunda etapa, você deverá pontuar os cinco objetivos da etapa da armazenagem, para deixar claro em sua proposta o que se deve buscar ao ter um processo de armazenagem consistente.

Etapa 3 – Descrever os processos pelas funções do armazém
Já na terceira etapa você deverá descrever com suas palavras como ocorrerão os processos de armazenagem para a empresa que distribui produtos de limpeza. Esses processos serão descritos para cada função do armazém, que serão 4 funções, para cada uma delas constará o detalhamento como ocorrerá na empresa. Segue as funções:
3.1 - Recebimento dos produtos
3.2 - Estocagem dos produtos
3.3 - Movimentação dos produtos
3.4 - Movimentação e controle das embalagens

Etapa 4 – Equipamentos utilizados na armazenagem
Chegou o momento de sua proposta de você sugerir no mínimo dois equipamentos a serem utilizados na armazenagem dos produtos da empresa que distribui produtos de limpeza, importante que justifique cada sugestão de cada equipamento com suas palavras.

Etapa 5 – Sugerir o WMS
Por último em sua proposta, na etapa cinco, você deverá explicar o que é o WMS (Warehouse Management System) e na sequência sugerir a instalação de um WMS de mercado. Para isso, você poderá fazer pesquisas na internet para localizar fornecedores de solução de WMS, e justificar com os motivos que o levou para a sugestão de determinada fornecedora.

Soluções para a tarefa

Respondido por Gyovannaas
4

Resposta:

Vamos lá .

Explicação:

Etapa 1: Resposta: O armazém escolhido foi o Armazém de Temperatura controlada. Pois esses são recomendados para produtos que demandam um maior controle da temperatura no armazenamento, como por exemplo produtos químicos e medicamentos. Como produtos de limpezas normalmente são substâncias químicas, para seu é fundamental para manter a organização do local de modo a evitar possíveis acidentes, pois tais materiais apresentam substâncias tóxicas nocivas à saúde humana, se houver qualquer rompimento das embalagens, pois por serem tóxicos e até mesmo inflamáveis precisam ser conservados e armazenados em áreas específicas, com controle das condições ambientais.

Etapa 2:

Resposta: O objetivo principal da logística de armazenagem é minimizar os custos operacionais mantendo um serviço de qualidade. Dessa forma, busca-se conseguir a melhor combinação entre cincos principais objetivos da etapa de armazenagem, os quais são:

I. Aproveitamento do máximo espaço;

II. Facilitar acesso aos itens;

III. Movimentar com fluidez os materiais;

IV. Melhorar a proteção dos materiais;

V. Utilizar de maneira efetiva a mão de obra e equipamento.

Etapa 3:  

Resposta:  O armazém possui quatro funções, e por meio dos processos dessas funções é possível fazer com o armazém cumpra seu objetivo, que é receber, movimentar e manter estoques. As funções estão descritas a seguir:

• Recebimento dos produtos: Inicialmente, para obter um bom processo de armazenamento, devemos elaborar um procedimento específico para a entrada e saída dos produtos de limpeza no armazém. Para que o processo seja realizado da melhor maneira possível é necessário que haja treinamento dos funcionários, assim alcançar uma padronização nesse processo, evitando erros de interpretação que possam prejudicar a qualidade do processo de recebimento de produtos. Ainda nessa etapa, é necessário realizar uma análise dos produtos de limpezas recebidos no centro. Tal análise deve considerar as dimensões e peso das unidades de carga, a consistência da embalagem ou embalagens, se forem utilizadas, além da frequência de chegada de cada material e a quantidade de mercadoria recebida em cada envio.

• Estocagem dos produtos: É o processo de armazenamento dos produtos de limpeza recebidos no armazém. Após o recebimento é necessário realizar a conferencia, identificação e endereçamento dos itens recebidos para o local onde serão armazenados. Depois de armazenados, esses produtos passarão a fazer parte do saldo de estoque e, se movimentados, devem ser registrados em seu novo endereço, para não causar problemas nas etapas posteriores. Além disso, durante essa etapa ocorre também o controle do inventário, que é, basicamente, uma listagem de todos os produtos armazenados e que deve ser feita de tempos em tempos, a fim de verificar se as informações que constam no sistema são as mesmas presentes no espaço físico

• Movimentação dos produtos: A movimentação dos produtos de limpeza dentro do armazém deve ser feita utilizando embalagens especificas e equipamentos de movimentação adequado ao seu manuseio com segurança. Os equipamentos ou meios mecânicos que podem ser utilizados para facilitar a carga e descarga das mercadorias são as transpaleteiras, as empilhadeiras elétricas ou combustão. Nessa etapa é preciso dispor de meios ou equipamentos de movimentação específico para os produtos com os quais estão sendo trabalhados, para poder manuseá-los com comodidade e segurança.

• Movimentação e controle das embalagens: Os produtos de limpezas devem conter embalagens adequadas aos procedimentos e movimentadas obedecendo às normas da empresa, e, no caso de manuseio, obedecer à NR 17 – Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego. Uma vez que se tratam de produtos químicos, os quais requerem maiores atenção para o manuseio.

A movimentação dos produtos deve ser pensada e planejada de ponta a ponta em toda a operação logística, desde o momento da entrega até o momento de saída dos produtos de limpeza do armazém. O sistema de movimentação de materiais deve se pautar pela redução de custos, aumento de capacidade produtiva, melhores condições de trabalho e melhor distribuição. Para isso, pode-se utilizar uma série de equipamento para movimentação, como por exemplo os transportadores, guindastes, elevadores, veículos industriais, equipamento de posicionamento, containers e estruturas de suporte.


Gyovannaas: Etapa 4:

Resposta: É enorme a variedade disponível de equipamentos mecânicos para carga e descarga, separação de pedidos e movimentação das mercadorias nos armazéns. Para o armazém proposto na atividade, alguns equipamentos que podem ser utilizados são:
Gyovannaas: • Empilhadeiras: As empilhadeiras são equipamentos que permitem a movimentação de cargas, sua flexibilidade permite a movimentação do material na horizontal e na vertical, é usada juntamente aos paletes, garantindo agilidade e flexibilidade na armazenagem de materiais. Além de serem de fácil manuseio, as empilhadeiras oferecem excelente custo-benefício, são indicadas para carga e descarga de caminhões, verticalização de estoques e outras operações
Gyovannaas: • Esteira Transportadora: A esteira transportadora possui duas ou mais polias que movimentam uma superfície para que os materiais sejam transportados. Elas são utilizadas nas operações de recebimento e expedição, são fundamentais em sistemas de separação de pedidos. O principal objetivo desse equipamento é acrescentar agilidade na movimentação de produtos, além de reduzir a interação humana no transporte de cargas.
Gyovannaas: Etapa 5:

Resposta: O sistema WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) é uma ferramenta útil para distribuidoras, indústrias, transportadoras e demais empresas que desejam administrar os fluxos de entregas, recebimentos, armazenagem, separação e expedição de mercadorias.
Gyovannaas: Seu principal papel é controlar os processos de inventário e as demais movimentações internas, como o reabastecimento e pickings (separação e preparação dos pedidos), bloqueio de produtos e outros procedimentos. Tudo isso com o intuito de aproveitar o máximo possível da disponibilidade do armazém ou do centro de distribuição.
Gyovannaas: Os sistemas WMS oferecem praticidade para gestores logísticos, uma vez que podem ser utilizados por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Basta estar conectado à internet que todos os dados do sistema ficam armazenados na nuvem.
Gyovannaas: . Além disso, utilizam tecnologias como códigos de barras, que fazem a identificação e o controle automático da entrada e saída de produtos; e RFID (Identificação por Radiofrequência), uma alternativa ao código de barras que pode identificar os produtos à distância, sem necessidade de leitura de códigos.
O fornecedor de solução WMS escolhido foi o WMS Sankhya. A ferramenta disponibilizada pela empresa oferece uma série de vantagens aos seus clientes, tais como:
Gyovannaas: • Aumento na precisão do estoque da empresa, evitando complicações por informações incorretas;
• Estruturação de fluxos de trabalho eficientes e aumento na produtividade;
• Simplificação nos processos de expedição e redução no tempo de faturamento para os clientes;
• Identificação rapidamente nas ocorrências de avarias ou incoerências nos saldos de estoque;
• Garantia de acesso e acompanhamento das tarefas em tempo real – com gráficos sempre atualizados;
Respondido por mariliahortencia8
0

O tipo de armazém adequado para armazenagem de produtos de limpeza é o tipo de armazém com controle de temperatura e terceirizado. Esse tipo de armazém representa uma vantagem para a empresa pois não requer cuidados específicos por parte do dono da empresa ou seja todo o processo de armazenagem é de responsabilidade única e específica de uma empresa terceirizada e especializada neste tipo de armazenamento.

O armazenamento de produtos de limpeza é de grande importância tanto no que se refere a organização do ambiente de armazenagem, a fim de evitar possíveis acidentes por exemplo, como também evitar a exposição das pessoas a várias substâncias tóxicas nocivas a saúde humana, assim o armazenamento dos produtos de limpeza devem ser realizados em áreas específicas com espaço adequado, bem ventilado, dotado de exaustor e saídas de ar para facilitar o controle da temperatura.

Nas funções do armazenamento tem-se:

  • Controle de recebimento dos produtos, ou seja, é necessário ter controle de todo o processo de entrada e saída dos produtos de limpeza no armazém, o que requer um funcionário capacitado e treinado para tal função.
  • Estocagem dos produtos: logo após a etapa de recebimento esse produto deve ser encaminhado para o local a ser armazenado e qualquer movimento que for realizado com esses produtos deve ser abordado na planilha de movimentos da empresa responsável pela armazenagem.
  • Movimentação dos produtos: a movimentação dos produtos dentro do armazém deve ser realizada levando em consideração o tipo de embalagem do produto fazendo uso de um equipamento que seja adequado para o seu manuseio, sendo as mais utilizadas as empilhadeiras.
  • Apresentação e controle das embalagens: os produtos de limpeza devem ser armazenados em embalagens adequadas e que favoreçam e facilitem todo o processo de movimentação. Essa movimentação deve levar em consideração sempre redução de custos que favoreçam uma melhor condição de trabalho e contribuam para a logística de distribuição desses produtos.

Determinados produtos de limpeza querem equipamentos específicos para a sua movimentação, estando associado diretamente com o seu tipo de embalagem, entretanto os principais equipamentos utilizados são: guindastes, empilhadeiras e estruturas de suporte.

O WMS é um sistema de gerenciamento de armazém que tem como função permitir de forma prática e eficiente a administração, desde o recebimento do produto até a sua saída do armazém. Esse sistema pode ser utilizado em todo e qualquer dispositivo móvel assim como tablets, celulares e computadores. Dentre as empresas que trabalham desenvolvendo esses sistemas WMS encontra-se a NEMAG, que é uma empresa brasileira, especialista no desenvolvimento desses sistemas.

Entenda mais sobre o armazenamento de produtos em:https://brainly.com.br/tarefa/23855424

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes