Biologia, perguntado por guilhermebsm727, 7 meses atrás

Estima-se que a Terra tenha surgido ha 4,5 bilhões de anos aproximadamente. A Terra primitiva era muito diferente do planeta que conhecemos hoje. No inicio, não existiam seres vivos e a superficie terrestre era formada por rochas em fusão. Os registros mais antigos de vida na Terra são de 3,5 bilhoes de anos atrás desde então, os seres vivos se diversificaram e ocuparam diferentes regiões do planeta. A história da vida na Terra tem sido estudada por muitos pesquisadores, que elaboram hipóteses para explicar a origem e a diversidade dos seres vivos.

Com base em uma pesquise sobre as tres principais teorias hipóteses que explicam o surgimento da vida na Terra, disserte sobre cada uma delas, comparando as ideias desses cientistas.

Soluções para a tarefa

Respondido por joaovitorramossouza6
1

Resposta:

Estima-se que a Terra tenha surgido há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Durante muito tempo, nosso planeta permaneceu como um ambiente inóspito, constituído por cerca de 80% de gás carbônico, 10% de metano, 5% de monóxido de carbono e 5% de gás nitrogênio. O oxigênio era ausente ou bastante escasso, uma vez que sua presença causaria a oxidação e destruição dos primeiros compostos orgânicos – o que não ocorreu, propiciando mais tarde o surgimento da vida.

→ Temperatura no planeta

Por muitos anos, havia extremo calor em nosso planeta. Isso acontecia em razão das muitas atividades vulcânicas, o que causava a liberação de gases e lava. A atmosfera e a superfície terrestre caracterizavam-se pela ausência da camada de ozônio, pelos efeitos dos raios ultravioleta e descargas elétricas e pelo bombardeamento de corpos oriundos do espaço. Sobre isso, inclusive, sabe-se que a maioria do carbono e das moléculas de água existentes hoje foi originada dos asteroides caídos sobre a Terra durante esse período.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa água permitiu, ao longo de muito tempo, o resfriamento da superfície terrestre em processos cíclicos e sucessivos de evaporação, condensação e precipitação. Depois do seu esfriamento, essas moléculas acumularam-se nas depressões mais profundas do planeta e, assim, formaram os oceanos primitivos.

→ Surgimento de formas de vida primitivas

As moléculas de água, agregadas a outras substâncias disponíveis no ambiente e arrastadas pelas chuvas até essas depressões, propiciaram, mais tarde, o surgimento de primitivas formas de vida. Enquanto muitas dessas substâncias teriam vindo do espaço, outras foram formadas aqui graças à energia fornecida pelas descargas elétricas e radiações.

Um cientista que muito contribuiu para a compreensão de alguns desses aspectos do planeta foi Stanley Lloyd Myller. Em 1953, ele criou um dispositivo que simulava as possíveis condições da Terra primitiva. Como resultado final desse experimento, houve a formação de moléculas orgânicas a partir de elementos químicos simples.

Explicação:

Perguntas interessantes