Estabeleça uma relação entre a morte de D. Fernando I, rei de Portugal e a Revolução de Avis.
Soluções para a tarefa
A Revolução de Avis, ocorrida entre 1383 e 1385, se relaciona com a morte de Dom Fernando I como tendo sido uma de suas consequências, já que a morte de Dom Fernando I, que não tinha filhos legítimos, fez com que não houvesse um herdeiro óbvio para o trono.
Como não havia um único herdeiro legítimo, diferentes grupos políticos, com interesses distintos, passaram então a lutar pelo poder, tendo os grupos associados com a nobreza tradicional portuguesa vencido os grupos associados com a nobreza de Castela (reino que viria a ser, no futuro, unido com Aragão para formar o que hoje conhecemos como Espanha).
A revolução de Avis foi uma consequência direta da morte do rei de Portugal, D. Fernando I.
Com a morte do rei Fernando, em 22 de outubro de 1383, os acontecimentos políticos tornaram-se imprevisíveis. A herdeira do trono, Beatriz, casa-se com Dom Juan I de Castela. Ele reivindicou para si e para sua esposa a coroa de Portugal.
Isso criou um problema, pois alguns setores da sociedade não queriam perder a independência adquirida. Assim, aparecem duas facções:
- Nobreza, que apoiou a união com o reino de Castela.
- Burguesia, nobreza e pequena arraia, que eram contra.
Assim, este último apoiará o irmão bastardo de D. Fernando I, chamado João I e conhecido como «Mestre Avis». Esse impasse foi resolvido com um confronto, a Batalha de Aljubarrota, saindo vitorioso João.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39790329