esquema representando uma associação de resistores em paralelo.
a)A resistência equivalente no circuito;
b)A ddp em cada resistor;
c)A corrente elétrica em cada resistor;
d)A corrente elétrica total.
e) potência dissipada na associação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) 4Ω
b) 120V
c) I1 = 12A / I2 = 8A / I3 = 10A
d) 30A
e) 3600W
Explicação:
a) Para calcular a resistência equivalente, devemos somar o inverso de cada uma das resistências, ou seja, . Com isso, utilizando o MMC de 12, 15 e 10, que é 60, temos . Invertemos os dois lados da equação, tendo . Logo, a resistência equivalente é de 4Ω.
b) Como o circuito se trata de uma associação de resistores em paralelo, todos os resistores devem ter a mesma tensão, que no caso, é a mesma da fonte, ou seja, 120V.
c) Com a 1ª Lei de Ohm, sabemos que a corrente é obtida através da equação . Aplicando essa equação em todos os três resistores, sabendo que a tensão em todos eles é de 120V, temos
d) Como nosso circuito é um sistema fechado, a corrente total que flui no circuito é igual a soma das correntes em cada um dos resistores. Já sabendo as correntes deles, a corrente total é I = I1 + I2 + I3. Ou seja, I = 12 + 8 + 10 = 30A.
e) Para calcular a potência total do circuito, temos a fórmula P = V * I, onde P é a potência que temos que descobrir, V é a tensão do circuito, que é 120, e a corrente é a corrente total. Logo, temos que P = 120 * 30 = 3600W.