História, perguntado por leticiagkeller, 10 meses atrás

ESPCEX) Os primeiros trinta anos da História do Brasil são conhecidos como Período Pré-Colonial. Nesse período, a Coroa portuguesa iniciou a dominação das terras brasileiras, sem, no entanto, traçar um plano de ocupação efetiva. […] A atenção da burguesia metropolitana e do governo português estavam voltados para o comércio com o Oriente, que desde a viagem de Vasco da Gama, no final do século XV, havia sido monopolizado pelo Estado português. […] O desinteresse português em relação ao Brasil estava em conformidade com os interesses mercantilistas da época, como observou o navegante Américo Vespúcio, após a exploração do litoral brasileiro, pode-se dizer que não encontramos nada de proveito.
Berutti, 2004.
Sobre o período retratado no texto, pode-se afirmar que o(a)

A
desinteresse português pelo Brasil nos primeiros anos de colonização, deu-se em decorrência dos tratados comerciais assinados com a Espanha, que tinha prioridade pela exploração de terras situadas a oeste de Greenwich.

B
maior distância marítima era a maior desvantagem brasileira em relação ao comércio com as Índias.

C
desinteresse português pode ser melhor explicado pela resistência oferecida pelos indígenas que dificultavam o desembarque e o reconhecimento das novas terras.

D
abertura de um novo mercado na América do Sul ampliava as possibilidades de lucro da burguesia metropolitana portuguesa.

E
relativo descaso português pelo Brasil, nos primeiros trinta anos de História, explica-se pela aparente inexistência de artigos (ou produtos) que atendiam aos interesses daqueles que patrocinavam as expedições.

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermegyn2014
169

Resposta:

(E)

Explicação:

Somente a proposição [E] está correta. A questão remete ao período Pré-colonial que ocorreu no Brasil entre 1500-1530. As

Grandes Navegações que ocorreram ao longo do seculo XV foram importantes para angariar recursos para os Estados

Modernos. Desta forma, já havia dentro destas navegações ideias mercantilistas, ou seja, buscar metais preciosos e

especiarias para a Europa. A viagern de Vasco da Gama que chegou às Indias em 1498 foi coroada de exito dando um lucro

exorbitante para Portugal. Assim, toi criada a mesma expectativa quanto a viagem de Cabral ao Brasil em 1500. Conforme

relata a Carta de Caminha não havia riqueza no Brasil, ou seja, metais preciosos e especiarias e que o melhor a fazer é a

catequese dos Índios. O sucesso da viagem de Vasco da Gama e o fracasso da viagem de Cabral explicam o relativo

descaso de Portugal em relação ao Brasil priorizando, então, o comercio das especarias no oriente. Daí o período

Pré-colonial

Respondido por EduardoPLopes
10

É correta a alternativa E, de modo que o "desinteresse" português pelo Brasil era um "desinteresse" por aquilo que havia sido descoberto até então, tendo Portugal continuado a manter, direta ou indiretamente, missões exploratórias pelas costas do Brasil para tentar descobrir recursos econômicos lucrativos.

Nos primeiros trinta anos de colonização a principal atividade econômica desenvolvida no Brasil era a exploração do Pau Brasil (dos quais estima-se que duas milhões de árvores tenham sido exploradas nas primeiras décadas) e que era feita por meio do escambo com os povos nativos. Foi somente na década de 1530, temendo uma invasão estrangeira (sobretudo dos franceses) que os portugueses começaram a colonizar ativamente o território.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/5347754

Anexos:
Perguntas interessantes