Escreva um texto sobre a vida dos mineiros chilenos no século XX ... 20 linhas
Soluções para a tarefa
A primeira metade do século XX no Chile
Os norte-americanos dominam o mercado
No início do século XX a maioria das minas de cobre já estavam sob controle norte-americano. O Chile era um país rico com um povo pobre, com mortalidade infantil de 30%, quase 70% de analfabetos e condições de trabalho calamitosas. A situação gerou as primeiras greves, conduzidas por comunistas e anarquistas. Para se ter uma ideia, só em 1907 os mineiros, que trabalhavam aproximadamente 16 horas diárias, passaram a descansar aos domingos.
À Questão Social e a repressão
O governo respondeu com feroz repressão. Um dos episódios mais tristes, a matança de Iquique ocorreu no norte do país, em dezembro de 1907, quando mais de 3 mil mineiros em greve foram metralhados. Apesar da repressão os trabalhadores conseguiram organizar sindicatos e, em 1912, fundar o Partido Trabalhador Socialista e lutar por transformações na sociedade chilena.
vc está falando disso?
ou isso
o local onde os 33 mineiros chilenos padeceram por 69 dias presos a uma profundidade de quase 700 metros pode ser transformado em um símbolo do nacionalismo do Chile. A mina San Jose, que pertence à empresa San Esteban e ao longo de mais de um século permitiu a extração de muito ouro e cobre, agora deve abrigar um memorial turístico.
Segundo o presidente Sebastián Piñera, a intenção é fazer com que a "epopeia do resgate" fique marcada nas futuras gerações. Esse também é o desejo dos familiares que ergueram o acampamento Esperanza nos arredores da jazida para esperar que os operários fossem trazidos de volta à superfície. Os mineiros têm planos, inclusive, de visitar o local neste sábado para ver como seus parentes viveram durante mais de dois meses. "O acampamento Esperanza vai refletir a esperança dos chilenos no futuro. Vamos construir um memorial para que esta verdadeira façanha protagonizada pelos mineradores e seus familiares seja preservada e nos guie no futuro", anunciou