Filosofia, perguntado por AnnaLuah9285, 10 meses atrás

Escreva um texto argumentativo , posicionando - se criticamente em relação às seguintes ideias , apresentadas por Glauco no texto * A República* A) A Natureza do homem o inclina a buscar o próprio interesse. B) Quando alguém pode cometer injustiças sem ser notado, ele as comete. C) Ninguém é justo por vontade própria , mas, sim, sob coerção.

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
98
Olá, tudo bem? Estas perguntas, na verdade, têm pouco a ver com conhecimento filosófico estrito, sendo mais relacionadas com a moral pessoal. Assim, as respostas em grande parte dependem de cada um, muito embora seja possível fornecer algumas sugestões para uma melhor elaboração argumentativa:

a) É quase irresistível concordar com esta afirmativa, vendo todos os seus exemplos diários que muitas vezes são notícia. Contudo, é preciso lembrar do bons exemplos que todos temos, direta ou indiretamente, de pessoas altruístas e bondosas. A pessoa que sempre busca o próprio interesse tem um egoísmo maior que a média humana, ou são os altruístas o ponto fora da curva? 

b) Esta ideia toca nos mesmos pontos da discussão levantada pelo primeiro item. Aqui, porém, vale o uso de casos mais extremos: se uma pessoa comete injustiças se não for punida, ela maltratará outra apenas por isso? Pode mesmo matar? Será que existe um mínimo de honra comum a todos os seres humanos ou isso é socialmente construído?

c) Se ninguém é justo por vontade própria, o que dizer dos atos espontâneos de bondade que testemunhamos todos os dias, ou mesmo a generosidade aberta das obras de caridade? Se esta alternativa está certa, isso quer dizer que antes da instalação da civilização existia guerra de todos contra todos, como já defendeu Hobbes? Se é assim, foi a civilização que nos transformou de humanos em animais?
Respondido por thiiagomoura
1

a) A natureza do homem o inclina a buscar o seu próprio interesse, quer dizer que o homem tende a concentra-se no seu ego e buscar os seus desejos.

Portanto, o ser-humano, muitas vezes dominado pelo ego, tende a buscar o que é melhor para si, e não olhar ao redor, se existe alguém que precisa de ajuda.

Indo além, muitas vezes o homem não percebe que existem pessoas que precisam de ajuda, e se deixam dominar pelo ego, de modo que, caso o homem verificasse que outros poderiam crescer junto a ele, as coisas iriam funcionar de maneira melhor, pois um time unido, faz mais realizações do que um homem sozinho.

Porém, a sua natureza o induz a buscar questões materiais para satisfazer os seus anseios pessoais.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/32110102

b) A frase afirma que quando alguém pode cometer injustiças sem ser notado, este alguém as comete, portanto, o homem só segue as regras porque são existentes na sociedade.

Determinada frase, afirma que o homem só segue as regras são existentes na sociedade, e porque são impostas, de modo que, se houver um descuido das autoridades de fiscalização o homem não irá naturalmente obedecê-las, pois só cumpre porque é obrigado a cumprir.

Portanto, a análise crítica é que existem pessoas que concordam com as leis e que pensam/agem conforme elas afirmam. Porém, existem pessoas que não concordam e por isso, quando não são notadas, acabam cometendo as injustiças, por não concordar com o teor da norma.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/10060477

c) A frase afirma que ninguém é justo vontade própria, mas, sim, sob coerção, devido a educação desde pequeno.

Assim, as pessoas não são justas porque querem ser justas, e sim porque foram ensinadas a serem justas, desde pequenas, devido a moral e os bons costumes de uma sociedade, afirmar que a pessoa deve ser justa, de modo que determinado ensinamento é passado entre as famílias.

Portanto, o ser-humano é justo porque foi ensinado a ser justo, e o lado positivo de ser justo, como sendo uma pessoa melhor e consequentemente, alguém mais íntegro e probo. Desta forma, o ser-humano é justo devido a uma instrução no seio familiar de que deveria ser desta forma.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/20738152

Anexos:
Perguntas interessantes